terça-feira, 9 de setembro de 2014

Samurai Champloo


Samurai champloo é uma série de Samurais... única podemos assim dizer. Não usa super poderes ou cenas que desafiem demasiado as leis da gravidade e a própria historia não é grande coisa mas a forma como é executado, animado e contada é que torna esta série bem diferente e interessante mas vamos mas é saltar para a cena... yo DJ.. Spin dat record!


Le Review

Setting - Samurai Champloo tem como setting a Era de Edo ( Togukawa é o Shogun, vão ao google para mais info ) e conta a historia de 3 personagens que não têm nada a ver umas com as outras numa aventura para procurar o Samurai que cheira a Girassol... deve ser uma derivação de Pantene que havia na altura. E a série em si é episódica, cada episódio conta uma historia diferente envolvendo outras personagens mas os heróis acabam por se meter no meio de alguma forma e sempre dá num episódio tanto divertido ou triste dependendo do que ocorre durante o mesmo. Claro que não podia deixar de ser que tem que muitos clichés das historias de samurais ( políticos corruptos, Yakuza, etc. Que servem para ambientar a série ) mas tem uns toques únicos aqui e ali... posso dizer em que temos um ep em que aparece um gajo que quer ser "Big" e parece daqueles rappers iniciantes que sonha bem alto e em outro temos Tagging e Graffitis.

Personagens - As personagens é que levam a série ir em frente sendo que a plot em si não é nada do outro mundo mas vamos conhecer os 3 que viajam pelo Japão a procura do Samurai que cheira a girassóis.

Mugen - É uma personagem "Wild", não liga a autoridade e ninguém manda nele. Faz as coisas como quer e quando quer, gosta de lutar e mulheres com tetas grandes ( sim ele diz isto ). A cena de ele ser assim é que ele cresceu numas ilhas onde são exilados criminosos e lá a vida é morrer ou matar logo a atitude dele no geral com lutas é sempre de vida ou morte. Não tem estilo próprio de luta sendo que é muito breakdancing e muito ao calhas e o Jin até comenta isso a dizer que ele fica com demasiadas aberturas em termos de combate.

Jin - É educado, calmo, trata bem a espada como se fosse a vida dele, digamos que é uma boa representação de um Samurai do Japão antigo... mas também é homem... apesar de ser mais reservado em termos de mulheres ele mais a frente lá se nota que também tem o mesmo interesse ( despertado pelo Mugen, em que este ainda duvida que ele fosse homossexual ). O Jin é perseguido pelos outros membros do Dojo onde ele treinava sendo que ele matou o mestre dele ( razões são explicadas mais a frente ) e isso leva com que muita gente ande atrás dele para a vingança do mestre... e até o governo é metido ao barulho por outras razões.

Fuu - Bem disposta, animada e emocional, Fuu é a única rapariga do grupo e é quem começa a aventura. Ela basicamente não luta mas serve um bocado para estar por lá, narrar o que se passa de vez em quando e ajuda muito a resolver os problemas de porrada que há entre o Jin e o Mugen. É um bocado chato que ela as vezes seja reduzida a Damsel in Distress mas as vezes ela safa-se bem sozinha mas tem a ajuda do seu esquilo voador Momo. É por causa dela que a historia começa sendo que é ela que "contrata" o Jin e o Mugen para procurar o Samurai que cheira a Girassóis... que é a única pista que ela dá inicialmente.

Animação/OST - A animação feita pela Manglobe é lindíssima, as coreografias dos combates são bonitas e do mais real possível e demonstram bem que a luta entre Samurais é mesmo algo que pode terminar em segundos como pode demorar muito tempo que as habilidades dos combatentes forem iguais. E é directed pelo Shinchiro Watanabe ( Cowboy Bebop, Zankyo No Terror ) logo a série ficou em boas mãos.

A Ost que acompanha a série é diferente do que se estaria a espera de uma série de Samurais... em vez de optar algo mais tradicional, foi-se para Beats, Soul, Hip Hop e Rap... tem influencias e misturas destes géneros para criar algo bem diferente para um tipo de ambiente que costuma ter musicas mais tradicionais a soundtrack esteve nas mãos de varios artistas deste ramo: Tsuchie ( Membro dos Shakkazombie ), Fat Jon ( Americano ), Nujabes ( Japanese Hip hop que infelizmente já morreu com 36 anos )  e Force of Nature ( Dupla de KZA e DJ Kent ).


Coisas da vida e Katanas Yo! Yo!

Samurai Champloo é uma série que eu acredito como uma série obrigatoria, é bem escrita, tem uma OST bem interessante e é uma série que representa bem como era viver na altura de Edo sendo um viajante.. não era fácil e tinhas de fazer de tudo para teres algo para comer e arranjar uns trocos. A série começa bem mas assim que se vai sabendo o objectivo principal e como esse se desenvolve é o que torna a série boa e o final é giro neste tipo de séries.

Sem comentários:

Enviar um comentário