Existem séries que são bem diferentes do que o publico geral pensa ou quer e a Gatari series consegue ser algo completamente único no mar de clichés. Apesar de ter a sua bela dose de fanservice que não é bem leve e aproveita bem qualquer oportunidade que tem para explorar o corpo das raparigas mas ao mesmo tempo não dá aquele sentimento mau que muitos animes fazem.... possivelmente por ser algo diferente e tão "daring" que faz com que seja mais agradável do que ser algo mau, sem contar que é uma série MUITO bem animada o que torna a experiência ainda bem melhor.
Le Review
A série toda praticamente são historias ( monogatari ) das diferentes raparigas envolvidas nos casos e é sempre uma aventura diferente para cada personagem mas sempre mantém uma continuidade sem se perder muito ( claro que quem leu as novels consegue-se orientar melhor ). Mas tem um pequeno elemento que pode afastar muita gente da série que é esta ser 98% conversa, exacto, esta série é ocorre praticamente toda por palavras e conversas muito interessantes que podem correr desde referencias a outros animes, conversas sobre comportamento humano no geral ou até puns/gags mas que felizmente não fica demasiado boring porque a entoação do voice acting ajuda e ao mesmo tempo a animação em si ao fazer transições visuais e até coisas estranhas a acontecer no background enquanto a conversa corre, logo faz com que a audiência esteja a ouvir a conversa e ao mesmo tempo estando distraída com o que se passa a volta. O resto dos 2% são lutas... por incrível que pareça uma série desta natureza tem lutas e incrivelmente bem animadas que torna as coisas muito interessantes e diferente do normal. Qualquer das temporadas tem pelo menos algo disto mas conversa é muita.
Personagens - Isto iria ser muito grande, mas não vos quero aborrecer, logo vou tentar dar uma descrição básica de cada personagem que apesar de serem muitas não me apetece estar a deitar tudo cá fora para não estragar o fun a ninguém. Já agora só vou falar das mais principais logo alguém fora disso bem não vou mencionar.
Araragi Koyomi - Basicamente? um nice guy... Mas é complicado descreve-lo só com isso, sendo que ele ajuda as pessoas sem realmente pensar muito no assunto, é um bocado de No-planner que por vezes pode falhar como pode acertar. Ele tem uma tendência de atrair pessoas com Oddities para a volta dele que faz que muitas pessoas estranhas e do que ele não esta a espera apareçam a volta dele. Sendo um Nice guy também tem as suas desvantagens, há partes em que ele tenta demasiado ajudar mesmo sabendo que não consegue ou também é-lhe complicado aceitar que alguém tenha que ir embora. Quanto ao resto, é sexualmente frustrado.... definido assim pela irma mas com bases... digamos que ele tem fetiches estranhos mas é natural sendo ele rapaz, mas com esta série é tudo explorado de uma forma deveras... estranhamente fantástica.
Senjougahara Hitagi - Onde começar.....oh wow.... nem sei... Bem para começar é a minha personagem favorita da série e é a namorada do Araragi ( isto demora um bom bocado para acontecer mas é para a série toda... apesar de ser um pseudo-harem ). Ela poderia ser facilmente descrita como Yandere mas consegue ser uma boa Yandere porque não é aborrecida nem é cute só por ser, alias ela tem uma personalidade que faz dela... Especial. Antes de conhecer o Araragi era mais reservada e queria o problema dela sozinha, após ter conhecido o Araragi e ter resolvido o problema dela a Senjougahara tornou-se algo demasiado estranho mas loveable. A relação dela com o Araragi é muito estranha, parece que ela o trata mal mas ao mesmo tempo trata-o como o único rapaz que ela consegue amar e faz coisas doidas por ele. Para mim é a minha personagem favorita por ser estranhamente atraente.
Hanekawa Tsubasa - Bem... ela sabe tudo, oh espera... ela não sabe tudo, só sabe o que conhece. Hanekawa Tsubasa é uma rapariga também estranha digamos assim ( bem elas são todas estranhas mas ya). Mora com uma família que não é das melhores ( Domestic Violence e tal ) e esconde muito bem isto.... claro que não ia conseguir esconder para sempre. Quanto ao Araragi ela é a melhor amiga dele e possivelmente das pessoas que o conhece melhor inicialmente e é a única pessoa com quem ele falava antes começar as aventuras dele. Mas a Tsubasa tem um segredo, quando uma certa quantidade de stress se acumula ela torna-se numa gatinha que ficou denominada como "Black Hanekawa" que praticamente faz o que lhe apetece para descarregar o stress todo. No geral a Hanekawa tem um belo desenvolvimento ao longo da série mas isso fica para vocês verem.
Kanbaru Suruga - Apresentada como a Sporty character ( cliché usado para personagens que praticamente desporto e são viciados nisso ) mas ela é muito mais do que isso. Suruga é uma pervert.... e dizer isto é estranho considerando que raramente se vê este tipo de perviness numa personagem feminina...Ela pelo vistos sofre um bocado do Jacob Syndrome ( tem que estar sem T-Shirt mas se bem que a Suruga leva isso mais a fundo que fica nua no quarto dela enquanto fala ao telefone com o Araragi ) e isso é um bocado estranho mas outra vez não é mau, também ela se considera uma exibicionista... Anyway para alem disso, ela tem uma admiração pela Senjougahara por ser bonita, linda e fantástica e a Senjougahara trata ela como a sua querida Kohai. Em termos de desenvolvimento na plot tem algum mas não é tanto como o resto das personagens mas tem o suficiente.
Sengoku Nadeko - Nadeko é uma personagem que honestamente não gosto, não quer dizer que não esteja bem escrita na série mas eu tenho uma tendência a não gostar de personagens como ela. a Sengoku é uma amiga de uma das irmãs do Araragi e desde sempre ela teve uma crush por ele e isto nota-se facilmente. A coisa dela é que ela faz-se de inocente, é quase tudo desculpado por ser cute mas também tem o seu lado mais.... provocador e tenta seduzir o Araragi muitas vezes ( isto é mais explorado em Nisemonogatari ). Mesmo assim vai ter uma historia dela ( Bakemonogatari season 2 ) que a desenvolve melhor e da-lhe algo no que pegar, é interessante a plotline dela.
Hachikuji Mayoi - Uma rapariga novinha que esta sempre perdida, ela pode ser considerado como comic releif sendo que todas as interações dela com o Araragi são puramente cómicas mas também há momentos sérios mas a historia dela em si é triste mas não vou escrever muito sobre isso porque quase tudo sobre ela é um bocadinho de Spoilers. Still é uma personagem fun quando aparece porque boas piadas e até boas conversas considerado que ela é bem mais nova que o Araragi.
Quanto ao resto das personagens, deixo para quem ainda não viu a série ter o prazer de as descobrir, existem boas persoangens pela série toda que são muito boas, alias não existe nenhuma personagem que não faz nada na série, todas têm impacto na série.
Animation/OST - Shaft no seu melhor, honestamente eu não confiaria a mais nenhum estúdio sem ser Shaft para animar uma série como esta. Fazem um belo trabalho artístico só a mostrar o que realmente importa ( isto faz com que a cidade pareça vazia ) e tentar com que as cenas de conversa não sejam muito cansativas fazendo com que o que se esta a ver torna-se apelativo e interessante. As vezes dão efeitos como se a série estivesse incompleta a meter coisas que só quem estaria a trabalhar veria como "Insert Araragi's Speech" ou transições fica tipo um texto a dizer "Black Screen", sei que me vou repetir mas torna a experiência visualmente melhor. Coisa má disto é que para se ler tudo há que parar muitas vezes logo imagino a frustração que é ver isto quando saiu na TV e ter que esperar por DVDs para se poder ler estes pequenos textos.
A musica é agradável que acompanha as cenas de acção bem e também ajuda ao flow da conversa e mantem-se a um bom volume.... Ah e a série faz openings diferentes para quando a historia é focada em uma personagem, o que é bom para variar o gosto da coisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário