terça-feira, 23 de setembro de 2014

Eve no Jikan


Foi em 1942 que o escritor de ficção cientifica Isaac Asimov publicou uma Short Story chamada "Runarround" em que ele introduziu as Três Leis da Robótica que até hoje ainda sobrevivem e por um lado pode ser muito bem aplicado quando robôs tomarem conta do mundo e essas leis são:

First Law: A robot may not injure a human being or, through inaction, allow a human being come to harm

Second Law: A Robot must obey the orders given to it by a human beings, except where such orders would conflict with the first law

Third Law: A robot must protect its own existence as long as such protection does not conflict with the first or second law

Agora o que é que isto tem a ver com a review? bem Eve no Jikan é um filme ( e uma serie de 6 ovas que vão dar basicamente ao mesmo ) sobre androis que quando visitam um certo café, todas estas leis são quebradas como se fosse um grey zone, um sitio onde android e humanos podem estar em paz sem estarem presos as leis. Com as leis em mente torna-se interessante o filme e perceber como estas leis são tão estritas mas ao mesmo tempo podem ter loopholes a mesma... pena que o filme não o explora tanto.

Le Review

Eve no Jikan segue a historia de Sakisaka Rikuo em descoberta o que o seu android "Sammy" andou a fazer num período de tempo e descobre que ela foi a um café com esse nome, Eve no Jikan, em que qualquer humano ou android podia estar a vontade sem ser destingidos ou andarem com discriminações.

O filme realmente retrata de relação emocional entre humanos e androids que por um lado é perigoso como pode vir a ser bom.. ao longo do filme reparamos várias situações em que estes androids demonstram sentimentos como preocupação, querer agradar e entre outros. E isto tudo serve para a audiência pensar sobre o assunto em si de como deveria ser a nossa aproximação quando os androids começarem a aparecer, mesmo assim acho que todos em momentos de solidão ter alguém que fale connosco mesmo que seja algo mais robotico sempre dá uma sensação de companhia e por vezes podemos chegar a tratar como um ser humano. Mas isso já depende de vocês.

Cenas da Vida e Beep.. Boop


Bem Eve no Jikan é um filme girinho de se ver, não é nada de especial, a historia esta bem contadita mas também não tem muito por onde puxar... há coisas que deixa ali em mistério sem grande necessidade ou será que tem? Bem isso é para vocês descobrirem e já agora lanço a pergunta... o que acham de dar emoções humanas a Androids? sim, não, talvez?

Sem comentários:

Enviar um comentário