quinta-feira, 5 de junho de 2014

Kill la Joy: Arakawa Under The Bridge



Já alguma vez se perguntaram se existia algum sitio onde poderiam ser vocês sem haver nenhum tipo e limite e sem ter que depender de das regras da sociedade ou até mesmo sem ser julgado por isso? Bem, Arakawa Under the Bridge mostra como isso funcionaria e nesta linda comédia com um toque de critica social dá para preencher todas as satisfações disso mesmo.

É uma série que te pode obrigar a pensar demais sobre o assunto ( eu tenho uma teoria feita a série que até é engraçada, faz um bocado de sentido mas hey... é pensar demais ) mas ao mesmo tempo tentar encontrar onde estão essas criticas faz a série ainda ser mais interessante do que estar a ver pelo seu Senseless Humor... digamos que existe duas formas de interpretar esta serie que ambas são boas.


Historia

A historia é barebones simple, Ichinomiya Ko, um rapaz que sempre viveu no topo, foi instruído para ser o melhor dos melhores, nunca falhar, ser perfeito em tudo e ter um lema de vida muito estranho que é "nunca depender de ninguém" e isto leva a extremos que se alguém faz algo por ele em tem que recompensar essa pessoa para não ficar a dever a alguém. E a historia em si inicia com o Ko numa ponte todo frustrado porque uns putos tiraram-lhe as calças e as puseram presas no topo de um pequeno pilar da ponte e ele a tentar arranjar forma de o fazer, nisto esta uma bela rapariga que lhe diz se o pode ajudar mas ele claro recusa e ao tentar subir ao pilar onde tem as calças, fica com os boxers presos num arame e para o azar dele esse mesmo pilar não estava completo e ele cai para o rio ( e aqui podia ser o que eu penso da minha teoria mas pronto ) e é salvo pela rapariga  que lhe tinha oferecido ajuda mas ele rescusou, depois de o ter salvo o Ko a essa que lhe diga algo que ela queira e que ele lhe possa dar e a única coisa simples que lhe pediu foi "sê o meu namorado e faz-me feliz" e é assim que começa a historia, depois é introduzido ao Kappa chamado "Village Cheif" ( Senchou ) ou em português seria Presidente e da-lhe um nome ( sim porque as pessoas que vivem debaixo da ponte têm um nome que representa algo dessa pessoa )  e dá o Nome de Recruit. 

A partir de aqui é ver como é que o Recruit lida com o facto de tudo o que esta a volta dele desafia as leis do senso comum que chega a ponto de se pergunta o que é que isso é... e claro a Nino ( a rapariga que virou namorada dele porque sim ) é uma personagem que o ajuda a ver que nem tudo tem que ser feito com a lógica normal das coisas e por incrível que pareça ela gosta mesmo dele de inicio ao fim a mostrar um suporte a tudo o que ele faz e ela faz tudo por ele mesmo que ele nem mereça isso.

Personagens 

Eu nesta review vou-me focar mais na relação da Nino com o Ric ( de Recruit sem que em japonês a parte do Rec lê-se Ric ) sendo que eles os dois têm um impacto grande na serie )


Ichinomiya Ko aka Recriut - O Ric dentro da série é como se fosse o Logical thinking, ele é das personagens que mais se destaca como um outsider constante praticamente sendo que praticamente esta a reclamar com tudo e mais alguma coisa que ele acha que esta fora do que é considerado normal. A personalidade dele é muito estranho sendo que é convencido, vive no topo e acha-se perfeito mas no momento em que algo lida com um lado mais emocional ele simplesmente fica confuso e nem sabe bem lidar com isso mas a Nino ajuda-o a entender esse lado. É como disse a personagem que introduz a audiência o que raio se esta a passar ali e é uma forma da audiencia poder entrar na serie e claro quando é voiced por Hiroshi Kamiya que faz um lindo trabalho nestes animes com imenso dialogo.

Nino - A Nino possivelmente é a melhor love interest em qualquer anime, o que quero dizer com isto é que ela consegue ser uma boa namorada mas não é extreme clingy ou tem algum estereotipo idiota associado a ela. Resumidamente é como um gato aparece sempre para comer, não é muito de mimos e ambienta-se a qualquer casa... tirando isso ela diz que é de Vénus. O objectivo dela na serie penso que seja para demonstrar ao Ric como a vida consegue ser simples mas enjoyable sendo que ela se anime com qualquer coisa, raramente fica muito chateada, esta sempre a bater na cabeça do Ric quando ele esta a tentar julgar alguém ou simplesmente não compreende o que se passa e possivelmente é a pessoa perfeita para o Ric.

Quanto ao resto da cast tem cada uma as suas personalidades e as suas características que ajudam imenso a caracterizar este pequeno pedaço de céu que é viver debaixo da ponte e acreditem que é um pedaço de ceu porque surpreendentemente.. ninguém tem falta de nada.. existe uma quinta, uma plantação de vegetais, existe uma Igreja e até montam parques de diversão e casas assombradas... é como se tudo dentro desse local nada fosse impossível e todas as personagens fazem isso possivel. Eu até me punha a falar de cada personagem mas o problema é que depois estava a spoilar muita coisa e mais disso estaria a tirar o fun de descobrirem a série por vocês.

Animação e OST


SHAFT... eis a palavra de ordem... qualquer anime em que o dialogo é extenso e é animado pela SHAFT sai sempre coisas bonitas, tudo em termos de animação ajuda muito para entender melhor o que as personagens falam, não param e esta sempre em movimento, há sempre algo para ver, detalhes para notar, referencias para se ver. A animação é muito gloriosa em si e enche de luzes e cores e coisas bonitas por todo o lado e muitos textos mas felizmente melhor que Zetsubou Sensei sendo que dá tempo para ler tudo.

Quanto a soundtrack eu diria que é daquelas que bate bem com o ambiente da animação mas nunca fora dela...

Personal Enjoyment


Eu diria que Arakawa Under The Bridge é daquelas séries que comedia mas para se gostar realmente da serie não se pode ir tipo "oh it's just comedy... sit and enjoy!" há que realmente entender o propósito de cada personagem para realmente ter um ponto de vista sobre o que realmente se esta a passar porque só assim é que vão mesmo entender e honestamente é uma serie que se não estão a ver deviam porque é das raras series que consegue misturar romance bem executado com uma critica social carregada de ironia para lhe dar um toque de comédia. E para quem andou a ler sobre parte que disse da Teoria possivelmente poderei discutir com o pessoal mas honestamente vou deixar isso para quem estiver mais curioso e para quem já viu a série. Well untill then posso recomendar Sayonara Zetsubou Sensei que funciona da mesma maneira que esta serie expecto que não tem romance mas tem as outras componentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário