domingo, 8 de fevereiro de 2015

Theory of Everything


"Look up at the starts and not down at your feet. Try to make sense of what you see and wonder about what makes the universe exist. Be curious" - Dr. Stephen Hawking

Se há coisas que me motiva a ser "reviewer" ( meti entre aspas porque honestamente só faço pelo fun e não tenho nenhuma autoridade para ser um... e nem curso de jornalismo se é se quer preciso para tal ) é o facto de ser curioso e muitas vezes dar credito onde é preciso ser dado e realmente compreender o que vejo para perceber, aqui pode-se aplicar o que o Hawking disse... alguma coisa mas aplica-se.

Em 2014 se existe algum filme que realmente meteu os olhos cheios de lágrimas de muitas pessoas foi o Theory of Everything que conta a historia de Doctor Stephen Hawking que é o físico teórico mais conhecido do mundo pelos seus variadíssimos trabalhos e  também pelas suas contribuições para a ciência. E o próprio gostou do filme que muitas vezes se via ele lá


Le Review

Setting - Em 1963 é onde começa a historia do filme onde o Stephen ( played by Eddie Redmayne ) e Jane Wilde ( played by Felicity Jones que já agora ela é linda e muito fofinha ) conhecem-se numa festa e falam um com o outro e o romance começa logo de ai mas lá esta é algo inocente e normal dos anos 60... e Já agora uma pequena curiosidade... foi em 1963 que estreiou Doctor Who.... é um ponto importante sendo que existem duas referencias no filme a DW. A partir de aqui é um bom bocado de Stephen na escola de como era preguiçoso mas dava-se bem com colegas e até dava-se bem com  quem iria ser a primeira mulher dele. E as coisas começam a cair quando ele é diagnosticado de  Esclerose Lateral Amiotrófica que basicamente o cérebro não iria fazer bem a conecção com tudo o que tem a ver com movimentação e assim não se iria conseguir mexer, falar, respirar ou qualquer outro movimento. Basicamente o resto do filme é a vida dele e como é que a primeira mulher dele carregou o peso todo da doença dele e de ainda conseguido ter filhos ( existe uma piada sobre isto mais a frente no filme.. um bom toque de humor calhou mesmo bem ).

Eu e este filme até nos demos bem... apesar de ter tido um flashback a filmes como Brilliant Mind em que a mulher do génio tinha de o aturar porque ela não conseguia compreender o porque de ele ser tão inteligente e havia a barreira e tal mas neste filme provou o contrario a Jane é uma mulher que não só o conseguiu suportar por tanto tempo como ela mesmo compreendeu as teorias dele porque há uma parte do filme em que ela fala do que ele já andou a fazer pesquisa e é bonito ver esta evolução e também perceber como funciona ter que carregar isto tudo as coisas e o final em si é bonito.

Em termos de acting este filme até que correu bem, se bem que tenho um bocado de feeling neutro com o acting do Eddie Redmayne porque parecia que estava sempre no gozo mas lá esta.. talvez o proprio tenha sido assim na vida dele logo pode ser disso e o Stephen disse quando viu o filme que se as vezes parecia ele mesmo ao ver. a Felicity Jones ficou particularmente bem ao fazer papel de uma mulher forte mas também tinha as suas fraquezas e via-se isso bem. Eu gostei no geral em termos de acting.

Bem o que é bonito e mesmo lindo de se ouvir é mesmo a soundtrack e quem me conhece sabe que eu gosto de soundtracks que se adapta bem ao filme e o senhor que compôs a soundtrack, Jóhann Jóhannsson, fez um bom trabalho em que a musica é boa para se misturar bem com os bons momentos do filme como é boa de se ouvir.


Cenas da vida e Tempo

Theory of Everything é um bom filme, tem drama, tem um climax e um bom final... obviamente que o Dr. Stephen Hawking ainda anda a procura da reposta para tudo no universo e ainda com 72 anos vivinho da silva, é uma grande inspiração para muitos jovens cientistas mas também para qualquer pessoa. Retrata bem a vida dele ( ou o que foi realmente ) mas nem chega a contar tudo porque ele teve uma segunda mulher. Anyway se andam com vontade de ver um filme mais com base de drama e por ai, este filme é bom para satisfazer isso e ainda aprendem um bocado sobre uma das pessoas mais influentes nos dias de hoje e para quem se vai questionar... não és obrigado a conhecer as teorias dele para ver o filme, podes ler isso depois. 

Sem comentários:

Enviar um comentário