quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Xam'd of Lost Memories


É refrescante ver Xam'd de novo e perceber que nem sempre o género psicológico e acção podem estar juntos sem perderem absolutamente nada. Se bem que o género psicológico aqui seria um termo mal empregue.. hummm AH.. Filosófico é mais correcto considerando que Boem no Xam'd é um anime de procura de si mesmo com um bocado de acção no meio e muito para pensar.


Le Review

Setting - Boem no Xam'd começa numa ilha chamada Sentan, localizada num território neutro ( sendo que existem atritos entre o Norte e o Sul ) em que o nosso personagem principal vive... num dia uma rapariga de cabelos brancos chega a cidade entra no mesmo autocarro que o main character... nisto ela faz o autocarro explodir mas a única coisa que fez foi espalhar sementes de algo chamado Xam'd e nosso main character ( Takehara Akiyuki ) fica com uma dessas sementes dentro do corpo dele e torna-se num Xam'd. A partir de aqui a historia simplesmente começa a andar em marcha e assim começa a historia de um procurar-se a si mesmo.

O procurar a si mesmo nesta historia não só afecta ao personagem principal e o seu Hiruko ( o ser que vive dentro da pessoa que se torna o Xam'd ) como afecta a todos a sua volta, todos de alguma forma precisam de se procurar, saber quem são e o objectivo deles em algo que é maior a eles. Enquanto isso uma guerra entre o Sul e o Norte acontece.. se bem que isto pode-se falar muito sobre Simbologia religiosa sendo que os do Norte fazem parte de um culto e tal e os do Sul são mais Militarizados e por ai mas não vou puxar muito sobre isto.

Infelizmente o anime sofre de algo que realmente faz-me pensar muito que é a falta de uma lore completa e world building... porque este mundo onde eles vivem parece ser interessante e algumas coisas são mencionadas sem darem grandes explicações mesmo assim não fere a historia em questão.

Personagens - Seria complicado falar de todas as personagens numa só review mas vou mais falar de algumas por alto sem ir muito profundamente mas todas as personagens neste anime causam algum impacto na historia ajudam com que a historia em si seja boa.

Takehara Akiyuki - inicialmente é um bocado para o preguiçoso e gosta de viver uma vida calma e relaxada mas tem um grande carisma e grande amizade com os dois amigos de infância o Furuichi e Haru. No momento em que fica com o Hiruko é quando as coisas mudam... ele mudou muito e foi forçado a amadurecer por causa disso... mas tanto ele como o Hiruko dele andam a procura de quem são e isso é o que faz dele uma personagem gira.

Nakiami - A Nakiami é uma personagem estranhamente interessante, ela parece que trata todos os outros seres e principalmente Xam'ds como se fosse os filhos dela... tem um especial amor e carinho por eles. Inicialmente torna-se a mãe do Hiruko do Akiyuki e ajuda-o a perceber o caminho dele. Ela raramente sorri mas nota-se bem a cara de preocupação dela quando vê estes seres a serem mal tratados por outros. 

Quanto ao resto mais vale verem o anime para entenderem, porque se fosse explicar tudo nunca mais saímos de aqui... felizmente há muito a dizer sobre as personagens mas não quero escrever um livro sobre o assunto. Isto é bom porque há sempre algo por onde pegar.

Animação / OST

Sabem que este anime saiu inicialmente para a PS3? pois com isso vem algo em carga.. a Sony Entretainment fez o investimento e que animou foi o estudio Bones que vou ser honesto isto é basicamente qualidade de filme em 26 episódios... basicamente é um bom exemplo do que é um projecto de animação quando tem um budget super grande porque tem uma animação lindíssima.

A Soundtrack é boa, tem impacto, tem boas pieces que valem a pena serem ouvidas fora do anime, a Opening e ending nem são más. Mas tem uma soundtrack boa o suficiente que se insere bem no meio da acção.

Cenas da vida e Joias encantadas

Xam'd of Lost memories é uma série diferente e interessante por si e é daquelas que vale a pena ver considerando que tem uma boa escrita, boa soundtrack e uma animação que não devem ver em outro anime considerando que foi a Sony a investir bem na coisa. Anyway vejam que vale a pena

Sem comentários:

Enviar um comentário