sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bokurano

I was told that I am just one of the countless specks of dust on this planet
But that's something I cannot yet comprehend

I have no choice to pretend that
I am a warrior who knows no fear

~Unistall~ by Chiaki Ishkawa

Esta opening diz tão pouco e consegue descrever a série por inteiro em mas bokurano é daquelas séries que realmente têm de ser vistas porque falar nela é basicamente dar spoilers.

Le Review

Setting - Bokurano começa num local mais relaxante e até por mais weird que seja começa com um beach episode, em que é tudo feliz e contente mas mais tarde encontram uma caverna onde tem uma sala com computadores e depois aparece um homem chamado Kokopelli e ele pede para as crianças fazerem contratos ( não com o Kyuubei ) mas sim para poderem pilotar um Mecha no qual ele chama de  "Jogo" que é mais do que isso e depois de fazerem a primeira luta deles... reparam que nada passou a ser como antes.

Bokurano é daquelas series em que falar dela é tudo spoiler, porque basicamente tudo é importante para se saber e para manter o suspence da série, mas basicamente este anime falar sobre problemas sociais, sacrifício, escolhas e entre outras questões, a parte mais importante nem é as lutas entre os mechas ( que vou ser sincero.. é dos raro mecha animes que existem em que existem consequências em andar a brincar com maquinas perigosas no meio de cidades.... só 2000 e tal pessoas morreram na primeira luta dos miúdos ) mas sim tudo o que envolve nas mesmas, como as pessoas reagem, como os mais gananciosos tentam-se aproveitar disso e muito mais. É daqueles animes em que se vê a natureza humana em acção e que nos faz pensar ( algo que já fez pensar toda a gente mas ok )

Personagens - Aqui esta algo que me vai ser complicado porque falar minimamente de cada personagem é completo spoiler considerando que cada vez que o piloto é alterado ficamos com a arc dessa personagem.

O que posso dizer é que, as personagens em bokurano são todas interessantes mas depende da perspectiva da pessoa, cada uma delas sofre de algum problema social ou pode vir a sofrer de um por causa dos acontecimentos recentes e o melhor é que a série consegue dar a conhecer as personagens o suficiente para a pessoa as conhecerem sem andar com muitos rodeios. Vale a pena para quem anda em escrita criativa e ainda a procura de uma forma de poder introduzir e estabelecer personagens de boa forma ou de uma forma alternativa.

Animation and OST

A Animação é feita pelo estudio Gonzo em que o CGI é algo que prevalece na luta dos Robôs... se bem que é um CGI decente... mexem-se devagar porque eles são enormes logo é normal que demorem mais tempo. Quanto ao resto, esta boa tem alguns momentos aqui e ali que ya.

A Ost na sua maioria é musica dramática para ambientar perfeitamente ao que se passa na série, não há grandes tracks assim que se destaquem mas o que fica mais na cabeça é a Opening Uninstall que não é só uma musica bonita mas a sua letra fala imenso sobre a série.

Anime vs Manga
O diretor do anime Hiroyuki Morita não gostou muito do final da manga e até falou com o autor da manga, Mohiroh Kitoh para ver se poderia alterar o final para algo que fosse diferente. Depois de falarem o Diretor disse para os fãs da manga não verem o anime por ser diferente do que estão habituados. Ele esta correcto, ler a manga e ver o anime são coisas distintas mesmo por causa de vários elementos que foram alterados, logo recomendo verem os dois. Não vou falar da manga porque não a li e tenho um projecto já com manga para uma próxima vez.

Cenas da Vida e Zearth

Bokurano é uma série diferente, daquelas com Though provoking ideias mas muitas delas exploradas em outras séries e para quem já viu muitos animes parece que estão sempre a bater na mesma tecla, mesmo assim a série não deixa de ser boa individualmente e esta bom para algo de 2007 ( mesmo ano de TTGL ). 

Sem comentários:

Enviar um comentário