sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

RahXephon





Rahxephon é algo estranho, porque basicamente é uma homenagem ( aka Rip-off ) a Evangelion mas ao mesmo tempo consegue ter credito por si mesmo. É uma daquelas séries que vês, tens a ligeira impressão que "Eu já vi isto" mas ao mesmo tempo conseguem ter algo com substancia disto.

Não me levem a mal mas eu honestamente gostei mais de RahXephon e conseguiu dar algum sentido ao todo mindfuck que a serie apresentou mais do que propriamente Evangeion o fez... e o desgin do mecha é mais bonito e até os inimigos são mais giros e a propria temática até a prefiro se bem que é uma tematica que os japoneses ADORAM explorar em animes mais intencionados para pensar que é a procura de si mesmo, saber quem se é para saber o que se pode fazer para mudar tudo.


Le Review

Setting - A historia de RahXephon começa em Tokyo... onde o nosso protagonista, Kamina Ayato, esta a viver como se tudo estivesse a correr bem. Quando de repente a cidade fica um campo de batalha em que há "invaders" e as pessoas os têm de derrotar. Nisto o Ayato conhece uma mulher chamada Shitow Haruka que lhe diz "Olha vou-te mostrar a verdade toda porque Illuminati e tal"... Depois descobrimos que ele consegue pilotar um Mecha chamado RahXephon. E depois de uma série de cenas ele consegue sair de Tokyo e para para o mundo real. Bem não é bem "mundo real" mas sim a cidade de Tokyo esta presa por uma esfera dimensional ( que também mexe com tempo... porque sim ) que se parece com Jupiter... logo fica chamado como Tokyo Jupiter. Depois a historia é muito de bater na tecla de descobrir o que o Ayato quer fazer, parece que se baseia e roda muito nisto o que nem é mau considerando o tom do anime.


Personagens:  
Tal como NGE, RahXephon faz com que tudo o que aconteça e as personagens girem um pouco a volta do Ayato.. qualquer personagem fica com alguma conexão a ele seja ela boa ou má, se este tipo de storytelling é mau ou bom depende de como é feito, felizmente o anime conseguiu captar o interesse o suficiente para meter todas as relações interessantes e dá uma mensagem muito interessante sobre o reparar quem é que realmente te esta a dar atenção e quem não esta e como podes vir a magoar aqueles que se preocupam contigo. Não vou entrar em especifico em personagens neste caso porque seria injusto para todas porque esta é uma daquelas séries em que todas as personagens têm um papel dentro da drama que se aparece perante e podem desaparecer e aparecer como se nada fosse, existe muitas coisas contadas entrelinas e cabe a Kamiya Ayato perceber isso mesmo e se estão a perguntar o Ayato é um pouco depressivo mas não o considero como copia do Shinji mas sim uma formula diferente de dar vida a mesma personagem porque ambas têm este tipo de storyline.

Animação e Soundtrack

Estúdio Bones animou isto de forma linda, tem algumas falhas aqui e ali que se reparam bem mas nada de gravidade. Mas aqui há algo a reparar, nem sei o que levaram a fazer as coisas diferentes da manga considerando que a art e o ambiente em si foi completamente alterado, eu falo isto mais tarde porque RahXephon merece uma secção disso.

Em termos de soundtrack, ela é gira, tem muita musica dramática ou as vezes nem a usa mesmo porque nem precisa e a Opening "Hemisphere"é boa a fazer algo... a colocar o setting da série, principalmente com a letra em que retrata bem a série e o objectivo da mesma.


Anime vs manga

Os meus dois centimos nisto, eu li a manga que são tipo onze chapters e posso dizer isto, ambos os médias funcionam bem mas são dois mundos difrentes com as mesmas personagens, enquanto que a manga opta por um mais light feel e com um bom bocado de fanservice e tudo a mistura que a série já tinha o anime decide ir pelo caminho de NGE que é mais thought-provoking e mais virado para a introspecção. Ambos valem a pena ver mesmo que seja para escolher o favorito.

Cenas da vida e Giant Mechas

RahXephon é considerado underrtaed por causa da sua conexão com Evangelion que por vezes pode afastar as pessoas mas mesmo assim a série tem crédito por si, são series distintas em termos de temas, mecha desgins e até os inimigos serem diferentes. Se poderem dêem uma chance porque vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário