quinta-feira, 24 de abril de 2014

Kill la Joy Pre-Apocalypse of Anime Part 1: Soul Eater



E aqui vamos nós, a fazer review de um shounen! PORQUE? PORQUE SIM! ( é chamado shounen sendo que a sua audiência principal é rapazes jovens tipo putos e adolescentes, a Manga foi publicada pela Shounen GanGan que é uma revista feita pela Enix ( agora Square-Enix ) para competir com a Shounen Jump e Shounen Sunday. Por curiosidade a Shounen GanGan foi a que publicou FMA ) . Felizmente Soul Eater é um shounen aturável sendo que tem 51 eps mas infelizmente sofre de Sindrome do "go read the manga for the full content" e isso estraga muita coisa, não é que tenha fillers mas sim tem demasiado conteúdo deitado fora e parece que foi rushed mas muita coisa lá está mas falta-lhe demasiada para fazer nexo sendo que deixou demasiados plot holes e muita coisa que não foi contada, o que obriga as pessoas ir ter que ler a manga, não é mau de todo mas esta parte final irritou sendo que havia mais perguntas que respostas e também não fez grande nexo. Mas honestamente é melhor do que muitos animes que nos obrigam a ter que ler a manga para ter tudo tipo FMA ou Air Gear. Podemos resumir que a manga é uma espécie de DLC do anime.



Setting

O setting de Soul Eater é interessante e possivelmente um conceito muito giro.

Soul Eater tem o seu setting localizado na Death City e o nome da escola é Death Weapon Meister Academy ou DWMA/Shibusen. Esta academia é feita para treinar pessoas de duas classes diferentes Weapon ( pessoas que têm o poder de se transformar em uma arma ) e Meister ( pessoa que consegue usar essa arma ) e o objectivo dessa escola é que os alunos consigam recolher 99 almas e uma alma de uma bruxa para que esse Weapon se torne mais poderoso e pode ser usado pelo Shinigami, que é o Diretor da Academia. E com isto é nos introduzido Maka Albran e o seu companheiro Soul Eater a recolher a sua 99 alma e até que encontrar uma Bruxa para lhe roubar a arma só que infelizmente essa bruxa não era bem uma bruxa e sendo assim vão ter que recomeçar o processo todo de novo, o que é normal num shounen anime usar este tipo de plot device só para dar a entender o setting mas depois fazem um "reset" ao mesmo só para fazer audiência ficar interessada em ver o processo todo desde o inicio.

Soul Eater consegue ser diferente de muitos animes porque inicialmente na manga sairam 3 Short Stories chamadas "Soul Eater" "Black Star" e "Death The Kid", com a populariedade das mesmas a Shounen ,GanGan pediu ao seu criador, Atsushi Ookubo, que fizesse uma série inteira a usar esses 3 shorts como introdução a série.

E honestamente foi uma coisa que gostei de saber, é uma forma de introduzir diferente mas vamos falar só no anime neste caso mas deixando uma nota. Eu li grande parte da manga depois de ter visto o anime ( estava a ler enquanto estava a escrever a review ) e sim, infelizmente demasiadas coisas foram postas fora do anime, talvez por razões de budget ou outras que não se sabe e isso possivelmente estragou muita da boa historia que a série tem. Mas para quem não leu a manga ( como eu ) é até enjoyable se bem que deixa demasiadas perguntas de fora logo, vejam o anime porque sim mas depois de o fazerem leiam a manga a partir do volume 46 que é quando começa a Baba Yaga's Castle Arc.

Persoangens

Vou só falar da main team em termos de personagens sendo que são com quem as que mais interagimos porque existem algunas personagens interessantes como o Kishin Asura, Shinigami, Eibol e entre outras que mereciam um shoutout mas ya, podem ler sobre elas nos wikias. Mas também vou ser muito breve sendo que todas as pessoas são complexamente simples ( é que têm complexidade mas no seu núcleo são simples )

Maka Albarn - A nossa personagem principal. Maka é uma personagem forte, mas ao mesmo tempo fraca. Ela é uma marrona sempre agarrada aos livros e isso muitas vezes mete-se na frente quando se trata de interagir com pessoas ( tem dificuldade as vezes em falar com as pessoas depois de alguns acontecimentos ), não pensa antes de agir, salta para combate sem real plano apesar de ela estudar demasiado faz estes erros o que torna a personagem mais humana digamos assim. Ela é Filha do Spirit, que no momento que nos é introduzido no anime, ele é a Death Sycthe do Shiningami e a mãe dela.. bem é só mencionada e pelos vistos chama-se Kami ( eu sou a mãe da Maka.. okay... ) mas até na manga ela não é vista. Tirando isso a Maka tem algo que a torna mais forte que os outros, um bom senso de justiça e é corajosa e essa é a verdadeira força dela.

Soul Eater Evans - Pouco se sabe da Origem dele mas sabemos que ele é a Death Scythe da Maka. É um rapaz calmo, quase sempre em controlo da situação e muitas vezes é o travão da Maka quando ela se mete a fazer coisas sem pensar. Conhecido também por saber tocar piano e usar isso como uma forma de coordenar a equipa em combate.

Black Star - Black Star talvez é possivelmente a personagem mais forte do grupo quando se fala em força no seu sentido literal sendo que é rápido, forte em termos de força e é o mais flexível em termos de armas sendo que a Weapon dele se transforma numa Kusarigama, Shuriken, Ninjato e uma Katana. A personalidade do Black Star é também associada a isso sendo que ele é muito straight foward, não pensa muito e lutar é a sua única forma de viver. Mas não faz dele um maluco, simplesmente ele como quer passar por cima dos deuses, treina exageradamente e tenta combate o maximo que pode.. é uma personagem difícil de se lidar mas tem um companheiro que ajuda a isso mesmo.

Tsubaki Nakatsukasa - Gentil, doce, paciente mas forte são perfeitas palavras para descrever a Tsubaki. A Tsubaki é uma personagem minimamente interessante sendo que ela é a única que consegue acalmar a personalidade explosiva do Black Star. Sempre preocupada com ele e com todos os amigos a volta a Tsubaki é possivelmente a figura mais próxima de uma mãe dentro da série.

Death The Kid - O cérebro da equipa, Filho do Shinigami e personagem que tem uma panca enorme com as coisas que tenham simetria ( até lhe chamaria OCD mas não é bem isso ). Kid é uma personagem calma mas séria, sendo que reconhece a sua posição como filho do Shinigama e tenta ser o mais certinho e correcto com tudo sendo que esse tipo de simetria desaparece ele fica maluco. Possivelmente é das personagens que tenta ter consciência do que se passa a volta dele sendo que no meio da série começa a fazer uma investigação para perceber o que é que a DWMA anda a fazer e os seus segredos.

Lizz and Paty Thompson - Estas personagens infelizmente no anime têm pouca coisa a serem faladas a não ser serem as duas pistolas do Kid e terem um passado como Ladras em Brooklin. Mas resumidamente a Liz é a mais velha um bocado séria e tem medo de fantasmas, a Paty é a mais nova e é o típico "Dumb" character sendo que ela não tem medo de nada, não consegue ler bem o que se passa a volta e esta sempre animada.

Excalibur - Só o vou mencionar porque é um lindo comic relief e a historia dele começou no século 12. O Excalibur tem direito a 3 eps cujo o objectivo é ver o quão irritante ele é e nunca ninguém conseguir aturar o gajo, se bem que no 3º ep conseguimos ver o quão poderoso ele é, mas por causa da personalidade ninguém o consegue ter por muito tempo.

Animação


Estúdio Bones de volta ao Kill la Joy e é sempre bem vinda sendo que a animação em Soul Eater é muito boa.

Boas cores, sem grandes erros e as cenas de acção sempre bem animadas e lindamente estruturadas. Nada mesmo a apontar de especial, Soul Eater merece mesmo uma boa animação.


OST

OST composed by: Isawaki Taku ( Aniplex )
Opening 1: Resonance by T.M Revolution
Opening 2: Papermoon by Tommy heavenly6

Ending 1: I Wanna be by STANCE PUNKS
Ending 2: Style by Kana Mishino
Ending 3: Bokuraso Yumeta by Diggy-MO
Ending 4: Strenght by Abingdon Boys School

( Não fazem parte da Original mas ya ficam como referencia )
Opening 1 Re-Run: Counter Identity by UNISON GARDEN SQUARE
Opening 2 Re-Run: Ai ga Hoshii yo by Tsuji Shion
Ending Re-Run: Ao no Kaori by Makino Yui
A ost neste anime eu honestamente tenho a dizer que fiquei surpreendido, não estava a espera de grande coisa sendo que é um shounen e normalmente têm musicas muito "normais" para cada situação mas esta em especifico tornou-se boa por causa das character themes. Cada uma tem uma personalidade própria e praticamente dá a entender como é a personagem. Quanto ao outro tipo de musicas, é muito tipico mas agradável de ouvir mesmo fora da serie.

Final Thought


Soul Eater é uma boa série, não tenta puxar demasiado nem tenta ser algo que não é, agradável tanto na historia como nas suas personagens, tem partes engraçadas sendo que o Shiningami e o Excalibur conseguem dar umas boas gargalhadas. Resumidamente recomendo ver e Ler Soul Eater. Se quiserem uma recomendação com animes que sofrem dos mesmos síndromes podem ver Full Metal Alchemist e Air Gear.

PS: Não vi, nem vou fazer questão de ver Soul Eater NOT. 




Sem comentários:

Enviar um comentário