quarta-feira, 9 de abril de 2014

Kill la Joy Blast from the Past Part 3: Saber Marionette J


Possivelmente o único anime dentro deste pequeno review corner que possivelmente tenha gostado sem haver grandes coisas negativas a apontar, mas também não é o céu dos animes. Saber Marionette J é possivelmente um dos melhores harem series alguma vez feita, só pela razão que as personagens apresar de representar alguns estereótipos ainda é capaz de introduzir alguns elementos interessantes, sendo que é tudo devida a sua lore. Mas vamos dar justiça do que deve ser justiçado.

Setting

O setting é interessante em devidos pontos e possivelmente vai ser o único pseudo-Spoiler que vou deitar cá para fora. Num futuro distante ( nem falam em datas ) a humanidade estava a procura de outro sitio para viver, não é bem explicado porque é que a nave é enviada ( mas podem imaginar possibilidades ou talvez seja explicado em outras seasons ) sendo que o objectivo desta era encontrar um outro planeta como a terra, Ao chegarem ao novo planeta uma das partes da nave onde se encontrava 6 homens caiu no novo planeta ( Terra II ). Agora esses 6 homens têm de sobreviver no planeta... agora como perguntam vocês? Não é bem explicado mas supostamente reproduziram varias pessoas pelo uso de clones... depois de aí provavelmente fica a vossa imaginação. Cada um dessas 6 pessoas criaram os seus impérios mas esta serie foca-se mais em dois desses impérios, um construido baseado em Antigo Japão ( Japonese ) do Tokugawa Iyeasu e outro mais industrializado( Gartland ) liderado pelo Fuher Faust.

E eis que no meio disto tudo encontramos a nossa personagem principal, Mamiya Otaru, um rapaz trabalhador que tenta fazer da vida como pode e ao cair num rio por causa de uma situação estranha ( que inicialmente não é muito disto ) encontra o museu pioneiro de Japonese e nisto vê um quadro de uma mulher humana ( nota: eles estão habituados a ver mulheres em forma de humanoid chamados Marionettes mas infelizmente como robots são um mortos em termos de personalidade ) e fica surpreendido de ver tal maravilha a frente dele, mas uma porta abre por baixo dos pés dele e cai para uma sala onde encontra um diferente tipo de Marionette, esta chama-se Lime e diferente das outras tem uma personalidade própria, isto tudo porque tem um Otome Kairo ( ou em inglês Maiden Circuit ) que equivalem ao ter um coração ( sentido literário... não o físico ). E no momento em que vê o Otaru apaixona-se logo mas isso é bem explicado o porque mais a frente mas não se sente aquele "love" como se sente em alguns animes mais virados para romance.

Sendo que não quero spoilar nada simplesmente vou dar o que eu pensei da historia no geral. Saber Marionette J nota-se imenso que é muito daquelas series dos 90s onde o processamento da historia é assim entre mixed de slow paced inicialmente e com um passo mais acelerado no final ( e felizmente em alguns exemplos, não se sente que é rushed ). E digamos que é uma serie onde o dito "mau da fita" não é bem mau mas faz o que tem de fazer a maneira dele para obter o que ambos o Iyeasu ( o "bom" ) e o Faust ( o "mau" ) queriam e as designações estão entre aspas porque ambas as personagens são muito bem feitas a pontos que no final reconhecem os erros dos seus meios. Apesar de ter dois animes que são continuações deste, Saber Marionette J sente-se completo tem inicio, meio e final e até estou curioso para ver como continua depois de um final que é bom o suficiente para por o ponto final a coisa.

Outra coisa só mesmo para esclarecer, acho que muita gente interpreta como um Harem mas honestamente, quando se sabe o que realmente se passa na plot e quando nos é introduzido a razão da criação dos Maiden circuits essa definição de harem muda de sentido mas eu deixo que isto vos passe a vocês quando virem o anime ou lerem a manga ( que a vou referenciar mais tarde ).

Animação



Animando pelo estudio Hal Film Maker, que também animou uma ova de 3x3 Eyes, Angel Sanctuary e mais recentemente ( 2010 ) B Gata H Kei e foi directed por Masami SHIMODA que também tem alguns outros trabalhos que podem encontrar na pagina do Imdb do homem.

A animação neste anime é mixed entre boa, ok e estranha. Não tem grandes combates ou cenas excessivas para animar e possivelmente a melhor parte animada é mesmo a opening, fora de qualquer combate ou cena com mais acção a animação safa-se mas existem partes que fica estranho quando as bochechas ficam demasiado saída da cara e dá um aspecto estranho, mas para alem disso nada realmente a reclamar.

Personagens

Vou tentar descrever as personagens sem dar grandes spoilers porque honestamente queria fazer isto spoiler free ou tentar que seja spoiler free.

Mamiya Otaru - Personagem principal. O Otaru no seu geral é um estereotipo de um rapaz trabalhador, que se preocupa com o que anda a volta dele e valoriza a vida de tudo o que esta a volta de uma forma grande. Não se sabe muito sobre o passado dele sendo que não é algo focado.

Lime - A primeira Saber Marionette que o Otaru encontra e é a personificação de inocência. A Lime como personagem parece uma autentica criança, corre feliz e contente por todo o lado, grita por todo o lado.. como diria a Gillian Hewley "zero attention span, restless as a little puppy."

Cherry - A segunda Saber Marionette do Otaru. A Cherry é muito diferente do Otaru. Ela é uma representação de maternidade e isso nota-se logo ao ser um walking steriotype de uma esposa japonesa, sabe cozinhar, trata o Otaru como "Master" ( Otaru-Sama ) mas ao mesmo tempo tem as coisas coisas estranhas como imaginar situações estranhas com o Otaru sendo que altera muito do seu estereotipo mas não sai muito disso.

Bloodberry - A ultima Saber Marionette do Otaru e representa a bravura. Bloodberry é uma personagem diferente, é muito straight foward com o Otaru e nota-se que ela quer mais do que só uns abraços. Diferente das outras duas o corpo dela é de uma mulher adulta o que lhe dá certas.. vantagens como força e totalmente ser o powerhouse da equipa mas ao mesmo tempo ser talvez a mais "sensual" das 3, enquanto que a Cherry é pequena parecendo uma adolescente, a Lime é no meio a Bloodberry tem uma certa vantagem nisso.

Mitsurugi Hanagata - Apesar de ser um comic relief, esta personagem tem que ser mencionada pelo seu PURO gold comedy. É algo de estranho inicialmente ver esta personagem porque ele parece estar apaixonado pelo Otaru ( numa sociedade só de homens é normal isto acontecer... é praticamente quem nos introduz a isto ) o que pode soar estranho mas ao mesmo tempo mais uma exposição de homossexualidade levada de uma forma extremamente natural e sem grandes preconceitos. Mas o mais estranho é que nunca chegamos a saber o porque disto mas não interessa... E é lindamente representado pelo Seiyuu Takehito Koyasu aka DIO FUCKING BRANDO ( 2012 ) que faz um trabalho estupidamente bom ao representar esta personagem na perfeição. E na minha opinião pessoal, tornou-se numa das melhores comic relief characters que alguma vez já vi! 

OST

Segundo o Wikia diz que a musica foi composta ou by Parome... não tem grande informações sobre ela mas sinceramente a não é grande coisa, tem poucas musicas que realmente causam impacto mas estão todas associadas com cada situação chegou a pontos de eu honestamente nem perceber que havia ali musicas.

A opening e ending são cantadas pela Hayashibara Megumi (engraçado que ela faz a voz da Lime ), gosto imenso da opening e ending é agradável. A opening é viciante ao ponto que a estou a ouvir enquanto escrevo isto.

Opening: Sucessfull Mission by Hashibara Megumi
Ending: I'll be there by Hashibara Megumi.

No que eu vi tinha English Dub... honestamente é OK dub mas ya.. típico.

Personal Enjoyment 

Quem me atura por um bom tempo percebe que eu gosto de animes de outra forma e possivelmente eu gostar disto até pode soar como hipocrisia sendo que detestei muitos animes que continham varios clichés ou até coisas extremamente parecidas, felizmente no caso de Saber Marionette J faz coisas como deviam ser feitas. O Fanservice ( apesar de quase não ter algo que se pareça com isso ) é regulado mas é um extremo oposto da manga que parece ser um borderline hentai... que eu andei a ler um bocado e ainda me perguntar se aquilo era o material original ou tinha parado a um doujin... mas ainda me vou atrever a ler a manga. Honestly eu gostei e deu-me aquele warm feeling que finalmente encontrei algo que pode ter harem e ser bem feito.

Anyway outros animes que posso recomendar depois de terminarem Saber Marionette J e um que me fez lembrar isto foi El Hazard... não me perguntem porque mas é também bom logo dêem uma olhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário