quarta-feira, 2 de abril de 2014

Kill la Joy - Blast From the Past Part 2: Saint Seiya ( 1986 )


Bem vindos caros leitores ( as 5 pessoas que possivelmente lêem isto ) desta vez vou mudar um experimentar um modelo diferente de reviews em que vou usar um esquema em vez de reclamar com tudo da historia vou colocar por partes em Historia ( explico a historia por algo e tento dar os erros e boas coisas ), Animação ( falo um bocado da animação ), Personagem ( falar das personagens se realmente for preciso ), OST ( Neste é mais se a OST é boa dentro do anime como fora dele ) e Personal Enjoyment ( Como eu vi e se eu gostei pessoalmente ou não ). Se acham que conhecem este padrão é normal sendo que é o mesmo usado pelo GRArkada.... é um reviewer que gosto e até sugiro que o visitem sendo que ele faz boas reviews e interessantes.. só vou copiar o template e não a forma... porque eu vou continuar a trazer isto de forma menos profissional possivel porque é Kami. Mas bem passemos a review em si;



Saint Seiya, um dos mais aclamados classicos de sempre passa pelo Kill la Joy para demonstrar ao publico o porque deste anime ser um dos Shounens em estado cru sendo que Saint Seiya é um anime que repete o mesmo ciclo de qualquer shounen e não tem vergonha de o fazer. Para se entender o porque dos shounens de hoje serem muito melhores do que eram antes há que ver animes como este. Mas vamos lá saltar nisto.


Historia


A historia em Saint Seiya é muito simples e até nos é explicada no inicio "When the world is filled with Evil, Warriors of Hope Appears, Saint" é uma das famosas frases da franchise. Mas a historia simplesmente resume-se a isto "cada vez que mauzões aparecem, vêm pessoas bater neles para morrerem!"

A historia começa com o nosso heroi Seiya no Sanctuary, Grécia, numa luta para obter o seu Cloth e regressão ao Japão para poder encontrar a irmã dele... Sim é mesmo isto porque não nos é dado mais nada a não ser no meio da historia, mas detalhes eu deixo para vocês se quiserem verem o anime ou ler a manga ( aposto que deve estar melhor que isto )

Galaxian Wars - Esta season é um bocado parva em si, mas praticamente é uns poucos eps ( 2 ou 3 ) em que simplesmente existe um torneio entre os Saints criados pela Saori que lutam uns contra os outros... para obter o Sagitarius Gold Cloth. Isto é um bocado de mentira sendo que a Saori revela mais tarde que o torneio era só para atrair o Evil.

Ikki and The Dark Saints - O Evil que a Saori estava a espera aparece, e é um dos Saints que ela tinha em posse o Ikki, Phoenix Saint, ele virou mau porque treinou num sitio muito mau ( sim vou falar desta maneira porque é assim que a serie trata a sua audiência ) e ele decide roubar a Gold Cloth, os Saints que eram inimigos do torneio viram amigos para ir recuperar a Gold Cloth, a parte mais interessante é que se tornou numa espécie de "Find the Dragon Ball" sendo que cada peça da Cloth foi para Dark Saints diferentes e estes Dark Saints são simplesmente versões obscuras ds Bronze Saints ( Dark Pegasus, etc ). No final desta season voltam a roubar outra vez o Gold Cloth mas os herois ficam com o capacete.

"Send all The Goons to Kill the Bronze Saints" - Esta season é uma das maiores secas por razões simples, funciona como o "Kill the enemy of the week" tipo de episódios mas ao mesmo tempo aparece uns Steel Saints para ajudar que só aparecem quando realmente as coisas estão muito más.

Silver Saint - Sendo que todos os Goons falharam a sua missão de matar 5 meros Bronze Saints tiveram que enviar reforços e é praticamente mais do mesmo, derrotar o semanal Silver Saint só por causa de um capacete de um Gold Cloth. Mas esta é mais canon que a anterior que era muito para encher chouriços e a única coisa que apanhamos de aqui é sabemos quem possivelmente é a irmã do Seiya mas é tocado na superfície que ninguém vai querer saber simplesmente dizem "oh a Marin é a tua irmã..." e eis que o Seiya diz "Ah... okay... BUT GOLD SAINTS AND ATHENA!".

Gold Saint - É aqui que a porra ficou séria ( como os nossos queridos amigos do Brasil dizem ). A Saori finalmente cai na dela e que finalmente é a reincarnação de Athena e o Holy Father da Sanctuary  é a incarnação do mal. A party dirige-se para a Sanctuary e eis que a Athena leva com uma seta de uma Técnica de um random idiota chamada Phantom Arrow e a Athena fica paralizada e têm de derrotar os 12 Gold Saints para chegar ao Holy Father para tirar a seta, porque faz muito sentido e sim razões não se questionem. Anyway esta temporada é praticamente uns 30 episódios de um Hallway em que as personagens seguem sempre em frente numa linha completamente recta em que têm de derrotar todos os Gold Saints para passar, alguns simplesmente não fazem nada mas há outros nos quais lutam. As lutas são OK mas nada do outro mundo mas o problema é que são repetidas e muito chato quando reparas o mesmo padrão ( eu depois vou fazer um gag a dizer o que é um dialogo de uma luta neste anime no geral ).

Asgard ( Filler ) - É um Clone do Gold Saint mas com mitologia nórdica ( odin e companhia ), praticamente a Athena fica presa numa cena qualquer e os heróis têm de derrotar os God Warriors para poderem destruir um anel que a Má da fita tem porque faz com que ela seja má e tal.

Poseido Saga - Outro clone do Gold Saint mas surpreendentemente.. bem feito. Enquanto o Gold Saint dura uns belos 30 a 40 eps... a Poseido saga demora 14 eps, mas o principio é o mesmo. Alguém que encarnou no Poseidon quer destruir o mundo e criar um novo com a Athena ao lado dele, a Athena diz que não então ele mete a gaja numa torre que vai enchendo-se de agua aos poucos e os heróis têm que a ir salvar derrotando os Sea Generals, coisa de diferente é que havia um deles que queria fazer uma coisa de matar todos e conquistar ele o mundo mas não consegue porque não havia tempo de episódios o suficiente.
Resumidamente Saint Seiya sofre do Shounen anime Cycle que quando começa nunca mais para até que todos os males do mundo sejam eliminados, não digo que seja mau mas para entender como os mais recentes shounens são muito melhores em termos de historia e até mesmo a entender o shounen cycle há que ver animes como SS ou Dragon Ball em que o ciclo é mais visível.

Personagens 


As personagens sinceramente poderia falar delas individualmente mas seriam textos muito pequenos sendo que cada um sofre de vários estereótipos mas já que estamos na coisa vamos descrever uma coisinha sobre eles.

Seiya Pegasus Saint ( Obtido em Sanctuary, Grécia ) -  É um jovem animado, sempre disposto a ajudar os outros. O tipico Shounen Hero que nunca desiste até ao final que desperta o cosmo ( Ki como em dragon ball ) sempre nos momentos certos. Ele mais tarde veste o Sagitarius Gold Cloth porque reasons. Há uma parte em que anda a procura da irmã mas isso também é um bocado posto de lado para dar ênfase a historia em geral.

Hyoga Cygnus Saint ( Obtido na Sibéria ) - É um dos amigos do mesmo orfanado em que todas as personagens estavam. É das personagens que mostra uma paixão enorme pela amizade que tem mas ao mesmo tempo esta preso as memorias da mãe... tem uma boa relação com todas as personagens e não se importa de sacrificar a vida pelos que ama ( ... mas morrer nesta série é mentira logo ya ).

Shun Andromeda Saint ( Obtida na Andromeda Island ) -  É digamos o gajo mais fofinho da coisa, tímido, calmo e um bocado criança sendo que depende imenso do irmão mas isso melhor com o tempo. Ele é uma personagem estranha mas pode ser a mais interessante de todas sendo que ele tem um bocado de desgosto de fazer coisas só pelo "cuz you're a man!" e é muito dado ao sacrifico sendo que na Ilha de Andromeda um dos testes dele foi estar preso a uma corrente com a agua a bater nele e a ver quando tempo durou mas pronto fun character.

Shiryu Dragon Saint ( obtida em Five Old Peaks na China ) É talvez das personagens que tem muito self pride, sempre calmo e que segue as regras que o mestre lhe dá a risca. Por incrível que pareça é ele o único a ter um love interest que é pela Shunlei que é uma rapariga que esta sempre com ele mas romance é quase zero e nem se nota muito, eu tive de ir ao wikipedia para saber isto porque inicialmente pensava que era a irmã dele.

Ikki Phoenix Saint ( Obtida na Death Queen Island ) É o irmão do Shun e é o típico "haha! I'm evil! untill the good guys beat me up for good then I'm a good guy" tipo de personagem. Ele é mau inicialmente por causa do seu treino na DQI que praticamente o mestre lhe ensinou que ódio gera poder. Oh.. e uma coisa... este gajo... nunca morre... a sério... o gajo NÃO MORRE! é enviado para dimensões diferentes, completamente elimina a sua existência do mundo para derrotar o Virgo Gold Saint e morre de mais de 30 maneiras suficientes mas o gajo esta sempre de volta... não interessa que façam ao gajo porque ele esta sempre LÁ.. o Goku é menino ao pé deste gajo.

Saori aka Athena - Inicialmente mimada e armada em boa, quando vira Athena simplesmente fica mais docil.. mas é uma damsel in distress sempre a espera que o heroi  venha salvar... a a Athena na mitologia original era badass... logo isto é mau.

Animação


Quem participa na animação desta série é o estúdio TOEI animations, que possivelmente é um dos mais antigos estúdios de animação que existe, tem outros trabalhos como Dragon ball, Sailor Moon e uns quantos mais conhecidos.

Sendo que estamos em 1986 eu vou perdoar a animação por uma simples razão... se fizesse-mos uma viagem no tempo para 86 iríamos que a animação aqui é de topo para a altura e o budget também tinha de ser distribuído em 114 episódios... mas como é 80s nós vamos perdoar e até apreciar como era antes feito os animes e a dificuldade que tinham de trazer algo bom para como agora conseguem de melhor forma.

Ost


Musica composta por Seiji Yokoyama ( também conhecido por compor musicas para Space Pirate Captain Harlock ) que ele fez umas belíssimas peças musicais, todas as musicas deste anime sentem-se bem e para para ouvir tanto dentro como fora do anime. As openings e endings da serie principal são duas  ( Openings e endings ) mas honestamente tenho preferência para ambas as primeiras Pegasus Fantasy e Forever Blue, mas sem tirar mérito as outras porque são boas mas pessoalmente não fazem o meu copo de chá. 


Personal Enjoyment

Bem Saint Seiya foi uma experiencia interessante num ponto de vista de analisar o que é que é a serie em si e como representa para os shounens modernos mas vou ser muito honesto ao dizer isto, achei a série demasiado aborrecida em algumas partes mas ao mesmo tempo tinha piada em reparar qualquer tipo de conversas e frases que dariam para fazer count gags.. como a cena de "Oh a mesma técnica não funciona duas vezes comigo" quando o Seiya faz umas 20 vezes o mesmo ataque e o Ikki morre de alguma maneira mas volta... tirando isso é giro porque não se precisa estar muito preocupado em saber o que se passa porque eles dão-se ao trabalho de mostrar muitos backstories.

Se quiserem ver algo melhor mas dentro do mesmo género recomendo vivamente YuYu Hakusho

Sem comentários:

Enviar um comentário