segunda-feira, 25 de agosto de 2014

KLJ: Lucky Star

Em 1986 Jerry Seindfeld teve a ideia de criar uma série sobre absolutamente nada e durou durante muito tempo ( até 1998 ). O que é que isto tem a ver? bem Lucky Star segue o mesmo género, é uma série de 24 eps sobre absolutamente nada em que se segue a vida de 4 raparigas na vida escolar delas com algumas piadas, algumas referencias e perguntas estúpidas. Sem contar que é das séries mais famosas deste género, quem não conhece Lucky Star ( mesmo que goste ou não ) anda a dormir debaixo e de uma pedra.

Le Review

Setting - Isto nem tem setting mas pronto. Lucky Star é só mesmo a vida de quatro raparigas Konata ( dita Main character ), Kagami ( Tsundere ), Tsukasa ( Air Head ) e Miyuki ( Esperta, clumsy e moe ) em que cada uma fala das mais variadas coisas e de pequenos sketches com problemas da vidas delas.

Obviamente que não existe para falar muito sobre isto quando é uma espécie de soap opera sem nada por onde se pegue, existe uma continuidade sim é de facto mas não quer dizer que haja uma historia por si e é mais forte em personagens do que propriamente uma historia de inicio ao fim.

Personagens -
As personagens são o ponto principal da série sendo que são elas sempre envolvidas nos sketches em que aparecem mas vou dar uma pequena review de cada uma para terem noção do que esperar se forem a ver esta série

Izumi Konata  - Possivelmente a Otaku menos desprezível a face da terra, sendo que é viciada em jogos e anime mas consegue ser menos idiota do que grande parte das personagens representadas desta porção da sociedade. Ela é esperta mas também preguiçosa, não tem motivação para fazer as coisas que exigem responsabilidade logo sempre arranjando alguma forma de sair dessas situações.

Hiragi Tsukasa - É uma das irmãs ( com a Kagami ) e a airhead do grupo. Distraída, um bocadinho lerda, não estuda, faz perguntas idiotas, tem a voz mais irritantes das quatro e por um lado serve para a Konata não se sentir sozinha como a "burra" do grupo logo tem alguém para a "apioar" ou de suporte nesse aspecto. Se a Tsukasa tem bons pontos? deve ter mas eu não os encontro, mas ao menos serve para demonstrar o que te acontece se não estudas.... fica burra como ela.

Hiiragi Kagami - Tsundere, marrona e talvez um bocado de Logic only. A Kagami serve como travões da parvoíce da Konata como estar sempre a dizer o que é mais correcto e é um bocado strict quando se trata de estudos e pensar no futuro, pode ser uma pequena representação da maneira de pensar dos japoneses no geralem que são muito rigorosos com a educação.

Takara Miyuki - Inteligente, melhor da turma, distraída quando se mete a ler algum livro e é muito passiva. A Miyuki realmente não tem um papel interessante a não ser espalhar alguma trivia das perguntas feitas pelas outras duas totos ( Tsukasa e Konata ). De resto ela é considerada a mais Moe ( pela Konata ) por ser desajeitada e ter um peito grande.

Animação/OST - Kyoto Animation antes de ser um Clonefest!, a animação da série não é grande coisa, tem muita still images e por vezes tiram backgrounds e até pessoas a volta mas como não interessam também não é grande coisa. Quanto a Sound Track, é gira tem algumas fun tracks e tal.

Cenas da vida e Chocolate Cornet

No final Lucky Star é para quem anda a procura de uma série mais relaxante com algumas piadas leves e referencias a algumas séries da Kyoto Animation da altura ( Full Metal Panic, Haruhi, etc) como a outras séries. Tem a sua piada e foi com esta série ( penso eu ) que mais séries como esta têm saído. Se já viste Lucky Star e andas a procura de algo do género sempre podes ver Yuri Yuri ou Hidamari Sketch. Se quiserem séries americanas que seguem o conceito de "Show about Nothing" como Lucky Star têm Siendfeld, Dallas, Everyone Loves Raymond e Friends.

sábado, 16 de agosto de 2014

Kill la Joy Special: Should you Watch HunterxHunter (2011)?


Há séries que realmente só valem a pena se forem vistas, HunterxHunter foi um Shonen que provou ser mais do que uma série para jovens e também provou que nem todos os shonens têm de seguir uma regra e nem têm que ser iguais uns aos outros. E quase todos sabem que eu sou um bocado picky mas HunterxHunter conseguiu subir para a minha lista dos Top 5 fav animes e vou tentar explicar porque.

Desta vez não vai ser uma review... vai ser uma retrospectiva de 5 Arcs de HunterxHunter não muito detalhas para tanto dar algo a quem não viu como a quem viu. Mesmo assim pode conter ligeiros spoilers logo se forem sensíveis.. foram avisados. Toda esta review só é Até Chimera Ants Arc

[Pequeno Aviso: Para quem for ler, esta retrospectiva vai ter mini-spoilers e praticamente a falar de cada temporada numa forma muito leve... logo se quiserem ter a fun de conhecer a série não leiam isto, se quiserem conhecer as coisas podem ler]

Le Retrospective 

A historia de HunterxHunter começa numa Ilha chamada Whale Island e com o nosso Hero, Gon Freecs... e ele quer ser um Hunter... o que é um Hunter? bem definitivamente a série dá uma ideia vaga sendo que dentro da mesma existem vários tipos de hunter adaptados a cada pessoa dependendo do que querem fazer da vida... tipo existem Mystical Beast Hunters que procuram novas criaturas e as analizam, cooking Hunters que cozinham e muitas outras coisas. Claro que não é fácil tornar-se num Hunter e o Gon quer tirar o exame para se tornar num Hunter e é assim que começa HunterxHunter.


Hunter Examn Arc - Como qualquer Shonen uma arc inicial vai sempre tentar atrair as pessoas ao conceito e ao que as pessoas do mundo inserido fazem e a Hunter Exam mostra isso muito bem, explicando as varias fases do exame e entre outros detalhes. Se estiverem a ver a versão de 2011 tudo é colocado num pace moderadamente bom, sem reais perdas de tempo mas ao mesmo tempo explicam o que se passa para quem estiver a ver não perder o que se esta a passar. Mesmo assim quem for como eu.. aquilo sempre levanta questões de como é feito e como todas as personagens lidam bem com algumas pessoas morrerem e até os testes em si. Sem contar que estamos a falar de um Shonen tem que haver porrada right?......Não... quer dizer no ultimo exame tem uma situação de combate mas mesmo esta não é tão comum.

Personagens marcantes nesta Arc realmente não existem muitas sendo que é a introdução das main characters Gon ( Personagem principal já falo mais dele ), Kurapika ( Jovem loiro que faz parte da Kurta Clan, que ficam com os olhos vermelhos de vez em quando ), Leorio ( praticamente um gajo normal que anda a tirar a licença para poder estudar medicina sem pagar nada ) e Killua ( De familia de assassinos que fica instantaneamente amigo do Gon aparentemente sem razão nenhuma...) e temos a introdução de alguém que nos faz incentivar que é vilão mas nunca o chega a ser realmente que é o Mister Hisoka... que é conhecido pelas suas caras magnificas e entre outros derivados... aspectos.

Getting Killua Back Mini-Arc - Bem devido a certas situações que aconteceram na 1º arc ( não vou explicar porque Spoiler ) o Killua for forçado a voltar para a casa dele, o Gon não contente com a situação sendo que criou um laço enorme com ele decide que o vai buscar. E então o Gon, Kurapika e Leorio já com a licença de Hunter decidem ir buscar o Killua

Honestamente esta arc é um enorme foreshadow de alguns 5 eps que realmente só começa a ter real impacto durante a 5º season. Quanto ao resto somos introduzidos a Familia do Killua... que.... são boa gente...considerando o trabalho deles.

Heaven's Arena Mini-Arc
- Com o Killua de Volta e o resto da Party se separa por um bom bocado ( o Leorio vai estudar medicina e o Kurapika vai treinar ) o Gon e o Killua tentam arranjar uma forma de poder treinar e fazer dinheiro e o Killua conhece o local perfeito chamado Heaven's Arena. Resumidamente é uma training arc e também serve para introduzir os poderes que se vai usar na série ( Sendo Shonen tinha de ver power-ups ) e este é chamado de Nen que é basicamente o controlo da energia vital de uma pessoa para a forma que essa pessoa quer, chega a tal ponto que cada um praticamente escolhe como quer que a habilidade seja mas depende do tipo de aura a pessoa tenha ( existem 6.... mas não as vou explicar porque o anime ou o Wikia faz isso melhor ). Ah e aqui estão muitas boas lutas e principalmente do Hisoka vs Gon esta deveras muito fixe, mas existem outras que até valem a pena

Phantom Trope(ou Yorknew Arc )/Pre-Greed Island Arc - Esta com um / porque a motivação para uma acaba na outra. Depois do treino e ter conseguido fazer algo que ele queria fazer na Heaven's Arena, decidiu levar o Killua para a casa dele em Whale Island e a pessoa que esteve sempre a cuida dor do Gon, Mitou-san, conta a historia do Ging Freecs ( Pai do Gon ) ao Gon, praticamente fica-se com uma imagem estranha do homem. Mas o Ging deixou uma caixa estranha para o Gon e a caixa continha um cartão de memoria com saves de um jogo chamado Greed Island, que é conhecido como um jogo de Hunters para Hunters e só existem 7 copias do mesmo. O que isto incentiva ao Gon e ao Killua ir buscar o Jogo para o poderem jogar sendo que pode ter pistas para o Gon encontrar o Pai.

Enquanto isso, o Kurapika trabalha para a Mafia, sendo que é um trabalho de vida... sendo que é loiro talvez queria ser um Gang Star... mas bem.. trabalha para um grupo em que têm de proteger uma rapariga chamada Neon e ela tem o poder de ver no futuro deixando um texto meio poético. E a única coisa que tinham de fazer é poder ir a uma Action e comprar uns objectos para ela mas algo mete-se no meio. A Phantom Trope ( Nemesis do Kurapika sendo que foram eles que mataram o Clan dele ) também quer ficar com os artigos da Action porque eles são ladrões e com isto gera-se imensa porrada, cenas a explodirem ao som de musica clássica ( ep 51 is best ep por causa disto ) e até há umas mortes. Combates realmente só existe um e que foi bom mas de resto é tudo planos entre planos, a acção é muito reservada mas os planos são giros e interessantes, sem contar que o ambiente em si torna-se um bocado mais dark e edgy porque historia de vingança e tal e razoável, bem contada com um bom pacing.

Greed Island Arc - Já imaginaram se Sword Art Online tivesse um escritor decente? hahah pois.. era melhor e talvez seria melhor.. anyway, Mister Togashi decidiu pegar nisto dos VRMMOs e fazer um "Virtual Game" ( esta entre aspas porque tem um pequeno twist ) chamado Greed Island que é um jogo feito de Hunters para Hunters. E sempre tem um sistema de jogo mas ao mesmo tempo requer que o jogador seja mais forte. É das temporadas que tem uns bons combates e um match de dodge ball muito intenso.

Chimera Ant Arc -Das melhores arcs em termos de shonen anime e honestamente é das arcs mais interessantes mesmo pelo formado de pouca luta que HunterxHunter nos tem habituado. E a melhor parte de aqui é que esta arc não sofre do "Main Hero saves the day" Syndrome... alias o Gon aqui faz pouco porque nota-se mesmo que a ameaça era superior para o nível dele e isto é bom para não dar a sensação que o main character não é deus na terra e faz tudo. Anyway Chimera Ants são descritas como ser do "Outro mundo" ( esta parte a mim chateia-me mesmo por querer saber a origem ) e são um perigo mundial mesmo pela forma como se reproduzem... E isto não tem o que andam a pensar mas... resumindo as Chimera Ant Queen come algum ser, os próximos filhos vão ter características destes seres que a Queen vai comendo, claro que chega a parte de comer humanos e isso leva a que eles consigam pensar, comunicar como as pessoas e todos eles mantêm a personalidade do ser humano que foi comido para o conceber. E isto tudo para se criar o Rei que ia ser o ser de topo de todas as criaturas na terra. Honestamente as partes mais interessantes da Arc é ver como as Chimera Ants se desenvolvem e evoluem por causa de possuir cérebro humano e ver como a parte de instinto animal que os acompanha pode entrar em conflito com o lado humano que possuem. Não me vou estender muito aqui porque esta arc é a que vos vai fazer adorar HunterxHunter... por ser tão non-shonen e porque acham que é shonen vai acabar de uma certa forma mas nem chega a acabar dessa maneira.

Personagens

Vou só falar das mais marcantes e nem vou dar muita descrição... só o básico de cada uma para não estender muito

Gon Freecs - Jovem de 12 anitos, Gon é animado, um querido as vezes e consegue ser um bocadinho Dense. Mas ele tem um sentido próprio de justiça, treina muito e tudo o que ele tem em termos de poderes é merecido sendo que ele trabalhou para isso. E por outro lado faz lembrar o Kenshiro ( Hokuto no Ken ) ou o Jotaro ( JJBA ) num pequeno aspecto... o Gon sempre esta feliz e positivo.. mas quando ele se chateia... a historia é diferente... existem muitos foreshadowings do que ia acontecer eventualmente porque nota-se mesmo quando ele fica chateado mais forte ele fica e na Chimera Ant Arc nota-se mesmo o limite de quão chateado ele fica... Não se queiram meter com gente assim. Ah e o Gon tem boa percepção de cheiro e visão que ajuda de vez em quando. Ah... e o Gon tem experiência em Dating.. não é importante mas dá jeito para quem se queira sentir mal pelo facto de um jovem de 12 anos tem mais experiência que tu com mulheres...

Killua Zoldyck - Killua é digamos o suposto Emo character mas surpresa... não o é! Bem o Killua desde pequeno que sofre com treinos árduos dos pais sendo que ele faz parte de uma familia de gente que trabalha a fazer com que pessoas faleçam e recebam dinheiro por isso e há que treinar bem o corpo e a mente para isso. Killia as vezes age como um controlador da fúria do Gon sendo que este é demasiado impulsivo. Ele como teve um treino árduo e um dos irmãos dele tem uma influencia muito grande nele o Killua inicialmente sofre um bocado de "Não lutes contra alguém que sabes que não podes ganhar" e por causa disto ele desiste de lutar facilmente mas mais a frente apercebe-se que isso um dia pode matar o Gon e pouco a pouco consegue livrar-se dessa maldição.

Leorio Paladinight - "What's a Paladin?" Anyway o Leorio é inicialmente como um comedy relief por ser um bocadinho engraçado e também como a arrogância dele o leva a situações engraçadas. Rapaz jovem ( sim ) impaciente mas ele tem um bom coração e quer tornar-se num medico por causa do passado dele ( revelado na série ). Infelizmente nas primeiras 5 arcs não aparece ou faz muito mas a partir da 6 vamos ter mais dele. Mas ele possivelmente é um dos grandes amigos do Killua e Gon é demasiado good guy que chega a ser um bocado Tsundere sobre isso.... oh you.

Kurapika - Ele é o contrario do Killua... suposto não ser emo character mas passa a ser! Inicialmente começa por ser um rapaz calmo e inteligente sem realmente se tomar muita atenção nele e tal. Esta ali mas não diz ou faz muito. Durante a Yorknew Arc ele fica mais chateado por causa do seu ódio ao Phantom Trope de lhe ter morto o clã a que ele pertence ( Kurta Clan ). Depois da Yorknew Arc desaparece por completo até voltar na 6th Arc. Até lá podem-se divertir com alguém que entra em rage desnecessário e perde a cabeça facilmente por nada.


Outras personagens a mencionar sem falar muito ou se não é spoilers.

Hisoka - Um dos maiores trolls e personagens misteriosas da série, parece que não faz muito mas ele esta sempre lá

Ging Freecs - Melhor Pai do Mundo... só isso

Meruem/King of the Ants - possivelmente um dos melhores ""vilões"" ( vai-vos fazer questionar muito isto ) em termos de Shonen Anime é algo que em termos de escrita passa por cima de muitos e a relação dele com a Komugi é outra coisa que simplesmente é absurdamente lindo.

Animação/OST

Madhouse in the house a dar como sempre uma lindíssima animação que realmente a série merecia, A única real reclamação que tenho é não darem um bocado de tom mais Dark a Yorknew Arc tal como a animação de 99 tinha.

Quanto a OST, para alem da Departure ser uma opening que "primeiro estranha-se e depois estranha-se", tem muitas musicas fantásticas que podem ouvir e ficarem simplesmente deliciados com a soundtrack por completo... existem algumas que posso recomendar ouvirem depois de lerem a review  como Hyori Ittai ( Ending 5 e 6 ), The Last Mission, Riot e uma das minhas favoritas a "Legend of Martial Artist". Claro que têm muitas mais mas é uma completa delicia ouvir esta soundtrack.

Cenas da vida e Hunting

HunterxHunter é um dos shonens pouco tradicionais, tem uma forma diferente de usar os clichés, é realmente interessante e não depende demasiado em combates para o tornar interessante, personagens interessantes, conceitos de arc fixes, não precisa de usar um conceito moderno só porque é "fixe" e consegue trazer bom entretenimento a quem o procura e tem o melhor Pai do Mundo logo se a pergunta é "devias ver HunterxHunter" a resposta é sim... e já

domingo, 10 de agosto de 2014

Boogiepop Phantom


Há animes que simplesmente não são fáceis de entender sendo que é preciso um bocado de paciencia e Boogiepop Phantom é uma delas. É complexo para se entender o que se passa mas a narrativa em si não é complexa e eu vou tentar explicar isso para vocês.


Le review

Setting - A série em si não coloca um setting mas podem adivinhar que seja no Japão moderno ( sem nada de high tech ou do género ) e a historia praticamente segue um grupo de jovens ( diferentes em cada ep ) pelas suas historias que estão todas conectadas sendo que de alguma maneira todos eles se viram uns aos outros. E se andam a espalhar rumores sobre uma certa identidade chamada Boogiepop.

Isto é o melhor que se pode resumir sem spoilers. A historia em si decorre de uma maneira complexa sendo que nada é explicado a audiência e quem está a ver é que tem de ter o poder de dedução do que se esta a passar sendo que grande parte das historias ocorrem ao mesmo tempo e assim que apanharem o que se passa conseguem ter uma boa percepção do que esta a acontecer.

Em termos de personagens ( não vou falar de específicos ) elas todas são devidamente bem escritas para se inserir na historia tal como a historia em si consegue usar as personagens de forma efectiva sem realmente as fazer desnecessárias e cada uma explica um ponto importante da historia, claro que a entidade chamada Boogiepop fica sempre no mistério de inicio até ao final sem saber o que realmente quer ou o que esta a fazer ( coisas que descobrem aos poucos ). É uma forma interessante de se contar uma historia fazendo com quem esta a ver faça mais do que simplesmente ficar sentado e ver. Se for realmente preciso podem rever o episódio para o compreenderem melhor ( é recomendado fazer isto em alguns ).

Animação/OST - Madhouse outra vez mencionada que fez um belíssimo trabalho em ambientar a série sendo que grande parte dela é animada com pouca cor e parece que é quase branco e preto. Quanto a animação em si não é das melhores tem alguns "derp moments" mas nada de grave, mas compreende-se sendo que se esta mais pela narrativa do que propriamente na animação.

Quanto a Sound Track, silencio é a melhor musica.. para se ambientar séries destas o silencio ajuda muito para dar o ar de terror e tal, mas tem algumas tracks e a Opening parece musica porno dos 90s mas isso não interessa.

Cenas da vida e Bixo Papão

Mas bem a série é óptima para quem gosta de coisas mais de pensar e ter algo fofo para fazer mais do que só ver e calar, não é uma série que recomendaria a qualquer pessoa mas se gostarem de ver algo diferente aqui uma sugestão definitiva e interessante para verem

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Kill la Joy: Gankutsuou: The Count of Monte Cristo


Em 1844, o escritor francês chamado Alexandre Dumas lançou uma obra que viria a ser reconhecida como das mais famosas historias de vingança de sempre, a obra é tão reconhecida que já teve muitas adaptações para séries de TV, filmes e Anime. ( Random Fact of the day: Há uma versão portuguesa desta obra chamada "Vingança" que foi directed by Ricardo Riccó e Paulo Rosa )

Hoje estamos para falar do Anime por ser um pequeno twist a historia original sem realmente ser má para a obra original.

Le Review

Setting - O setting de Gankutsuou é diferente do que estariam a espera, apesar de continuar a ter aquele requinte da alta sociedade de antigamente é algo mais futurista sendo que a historia começa em Luna ( que é a Lua ), Luna é uma cidade de eterna festa pelo que a série dá a entender e ai conhecemos as personagens principais, Albert de Morcerf e Franz d'Epinay. Estes dois estão-se a divertir nas festas sendo que levam as coisas muito ao brincar sem grandes preocupações ( filhos de ricos é outra coisa ). Ao que conhecem alguém que se chama Count of Monte Cristo, sendo que esta a ser falado por todo o lado porque dizem ser um falso conde. Bem eles os dois vão falar com o conde e tentam conhecer mas o Franz fica suspeito sobre ele e o Albert fica admirado com ele a tal ponto que o quer trazer a Paris para toda a gente o conhecer.


E a partir de aqui toda a gente que conhecer a obra sabe o que se vai passar... a série em si tem mais foco nos filhos do que propriamente os pais sendo que o Conde usa o Albert como entrada fácil para onde as pessoas do quais ele se quer vingar estão. Praticamente tudo o que conhecem acontece de forma mais adaptada ao setting mas a historia gira a volta dos filhos do que dos pais.

Personagens - Se conhecerem a obra praticamente conhecem o conde mas para quem não conhece eu dou mais uns pontos.

Count of Monte Cristo / Edmond Dantes - Bem como na obra implica esta personagem antes era alguém mais calmo e muito nobre mas foi traído e preso injustamente pelo amigo Fernand Mondego porque ele queria a mulher dele, a Mercedes. A diferença entra a obra original e o anime é que enquanto o Edmond esteve preso, conheceu um ser do outro mundo chamado Gankutsuou ( King of Graves ) que o possuiu a pedido de um desejo e desejo esse era vingar-se de todos os que lhe traíram. No anime tem um aspecto mais de alien com orelhas pontiagudas e cor de pele azul. De resto é uma pessoa que atrai facilmente as pessoas pelo quão boa pessoa que dá a entender ser inicialmente. Tal como no livro é misterioso e não fala muito do seu passado.

Albert de Morcerf
- É a personagem principal do anime ( não é bem falado nos livros ) e é um jovem de 15 anos que realmente não sabe o que quer fazer da vida e por isso toma decisões muito rapidas das quais se arrepende rapidamente. Ele fica com uma admiração tremenda logo desde a primeira vez que o viu e faz com que seja o melhor alvo para iniciar o Plano do conde. Muitas pessoas podem-no ver como alguém que reclama demasiado e não faz nada ( porque é ) mas vai crescendo aos poucos e a reparar como as coisas não são como ele pensava que eram. Não é das mais interessantes personagens da série mas safa-se como main character e a ser o ponto onde a historia anda para a frente.


Animação/OST - Estúdio Gonzo foi quem animou isto e ficou deveras lindíssimo, se não forem ver pela historia ao menos vejam pela animação que esta colorida e com técnicas interessantes de animação. A sound track também esta interessante e até usa excertos de musicas clássicas como "Manfred Sinphony" de Tchaikovsky e entre outras. É uma boa experiência tanto auditiva como visual

Coisas da vida e Vinganças

A série em si é boa, é uma boa adaptação diferente ao que é normal sem muitas divergências da historia original o que é bom para quem conhece e não conhece a obra original. Recomendo vivamente a ver

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Kill la Joy Reviews: Mononoke


Existem séries que possivelmente não são conhecidas mesmo por falta de se falar nelas.. e Mononoke é uma delas. A série em si é muito artística, colorida e com a soundtrack para o mais clássico japonês dá uma perfeita sensação de que estamos a assistir a um espectáculo de teatro antigo japonês ( Kabuki ou em Português Cabúqui... esta é que não sabiam) e como a série decorre vão reparar muito nisso.






Le Review




Setting - A série segue um vendedor de medicina ( sem nome.. simplesmente é chamado Medicine seller ) por várias historias em que ele tenta procurar os Mononokes e destruí-los... O que são Mononokes? bem são espíritos que ainda andam pelo mundo dos humanos e estes precisam de ser destruídos e para isso poder ser feito o Medicine Seller tem que descobrir a Forma, Arrependimento e a Verdade desse Mononoke e assim ele vai poder usar a espada e exorcizar o espírito.

Ora bem em termos de historia a série não é nada do outro mundo e sempre pode haver preferências de cada pessoa a uma das historias, não existe a melhor ou pior história sendo que fica para cada um decidir. Tem historias com mononokes diferentes e que cada uma é devidamente bem escrita e as personagens envolvidas nas historias são boas, reparam que não existe muito para dizer sobre a plot, desenvolvimento de personagens e o setting em si sendo que esta série tem a particularidade de ser mais artístico do que propriamente story driven.

Animação - Por incrível que pareça esta série foi animada pelo Toei Animation... e quem conhece minimamente estes tipos sabe que raramente sai coisas boas de aqui, mas há mesmo que apreciar de facto o quão lindo é a arte, faz lembrar Kabuki como mencionei em cima ( Dramatização Japonesa, espécie de teatro mas com varias pinturas faciais e cenários estranhos e praticamente todos os actores eram homens ) e com isso vem algo colorido, diferente e é de facto uma prova que nem toda a animação tem de ser de um certo padrão para ser boa, é como se fosse uma pintura que tivesse movimento.



Cenas da vida e Espíritos 


A série em si não é nada do outro mundo, eu honestamente só recomendaria ver mesmo pelo facto de ser muito mais artístico e diferente fazendo com que a experiência seja bem diferente do que é habitual e só mesmo por isso e se perguntam se existem mais animes deste género... sim existem e um deles vai ter review aqui para todos vocês.