Ola e bem vindos a primeira edição do Blast From The Past trago-vos hoje um dos animes mais conhecido pela infância de quase todos Card Captor Sakura.
Possivelmente deve ser um dos poucos animes cuja reclamações sobre ele são poucas porque grande parte dos plot holes devem ser explicados na manga ( presumo eu ) e para idade a qual a audiência é dirigida não é preciso que tenha uma historia complicada porque felizmente Card Captor Sakura... sabe para quem foi feito e conhece bem a sua audiência.
Review
Review
Card Captor Sakura é o 16º serie do tipo Mahou Shoujo ( Magical girl ) a sair nos anos 90 da criação de CLAMP ( conhecida por X/1999, CCS, Magic Knight Rayearth ) que são um grupo de mangakas que têm uma particularidade de serem todas raparigas e todas as series possuirem um pedaço de homossexualidade nelas, muito subtil mas tem e Sakura não é diferente.
Mas bem a historia de Card captor Sakura não é muito difícil de digerir, alias é tão simples que qualquer pessoa pode ver sem grandes problemas porque é muito episódico mas com um bocado de avanço na main plot ( geralmente é mais foreshadowing do que outra coisa qualquer ) e não tem muito mais do que isso, nenhum mind fuck ou cena super complexa do género.. se bem que eu pessoalmente tenho algumas questões que o anime não respondeu mas presumo que sejam respondidas na manga mas também não são questões muito grandes vamos dar inicio a coisa.
A Historia de Card Captor Sakura pode-se resumir como ser controlado pelo destino mas eu volto nisto mais lá para o final. Começa com a nossa heroína, Kinomoto Sakura a fazer as coisas normais da vida dela e a explicar a vida dela que esta no quarto ano ( 10 anos de idade ) que tem um irmão chato mas que gosta dela a mesma ( Kinomoto Toya ), um pai perfeito(Kinomoto Fujikata) , a mãe morreu cedo( Nadeshiko ) e tem um rapaz mais velho que gosta( Tsukishiro Yukito ... e agora estão a pensar exactamente o mesmo que eu, que é praticamente a descrição de um sonho de qualquer rapariga de 10 anos só falta a melhor amiga ( Daidouji Tomoyo ) agora porque é que deixei a melhor amiga para ultimo é simples porque esta personagem é a primeira amostra de homossexualidade porque inicialmente parece ser muito obcecada pela Sakura mas aquilo é amor só que ela decide ficar na friendzone porque acha que a Sakura fica feliz assim como esta e pronto nada a fazer. Anyway não mencionei antes mas ela começou a ter um sonho em que se via com um fato de mahou shoujo em frente a Tokyo Tower, este é o foreshadowing da primeira season que simplesmente dá imagem do que vai acontecer no final desta, só que este sonho se intensifica assim que a historia segue, depois do seu dia de escola chega a casa a começa a ouvir uns barulhos estranhos e quando vai a cave ver é um livro com o nome "The Clow" que pela capa é um livro mágico feito para a Sakura ( eu explico isto mais tarde ) que tem umas cartas, essas cartas têm todas poderes mágicos e até personalidades. Mas bem a Sakura abre o livro e pega na Carta Windy e ao ler activa a magia espalhando todas as cartas por todo o lado.. porque? ninguém sabe ( teoricamente existe uma explicação mas reservo para mais tarde ) e depois de todas as cartas terem sido separadas aparece o Kerberos ( aka Kero ) que esta personagem só é fixe se for visto em JP porque qualquer personagem que fala no dialecto de Osaka é automaticamente fixe ( ele dá a explicação de que o livro esteve em Osaka durante muito tempo logo apanhou o dialecto.. ya explicação muito má mas olha cebolas ) ele diz que o trabalho dele era proteger as cartas. O Kero explica que as clow cards são poderosas e que podem trazer o mundo em Apocalipse se elas não voltarem ao seu sitio... porque ter uma carta que transforma tudo em doces é um problema chato para o mundo!!!! Anyway a Sakura aqui torna-se a card captor que vai coleccionar todas as cartas.
Agora normalmente descreveria todos os eps, mas como são demasiados e muito episódicos vou simplesmente tentar dar uma visão do que acontece a partir de aqui. Neste momento a série entra no ciclo da cena episódica em que todos os eps são historias individuais dentro da continuidade da plot, existem elementos como a entrada do Li Shaoran ( uma criança com poderes mágicos também ) e a introdução da Mizuki Kaho como uma sensei com também poderes mágicos e uma das personagens a aparecer nos sonhos da Sakura assim que é intensificado. Cada ep vai sempre pelo mesmo ciclo:
Dia Normal -> Clow Card appears -> esperam pelo momento certo -> Tomoyo arranja um fatinho novo para a Sakura e ela grava sempre que não leva com algo na fuça -> Seal the Card
É sempre este ciclo com alguns pequenos twists e como disse a Tomoyo é um bocadinho para o #yolo sendo que ela se mete em situações perigosas só para gravar a Sakura nos seus momentos de bravura e cuteness. No decorrer da historia nós vemos as personagens criarem laços mas mas vemos a intenção da Mangaka a meter um bocadinho de Yaoi e Yuri misturados ( se bem que qualquer relação com o Yuki é tudo explicado mais tarde ) mas são subtis o suficiente para não se tornar nojento e parvo mas é romântico. Mas bem depois de coleccionar todas as cartas ( nem todas são mostradas nos eps sendo que na Manga existem menos ) temos um acontecimento especial em que o Kero e o Yukito voltam as suas formas originais e acontece o Juízo final, que é o sonho da Sakura que inicialmente teve, que se trata no seguinte:
O Yue, Guardião da Lua que é um dos guardiões das Clow Cards e criador por Clow Reed ( não mencionei mas o Kerberos é o Guardião do Sol, e existe um grupo de cartas que responde a cada um dos guardiões ), vai testar a Sakura como a próxima mestra e ela consegue passar no teste porque THE POWER OF FRIENDSHIP! ou algo do género e o bastão evolui sendo que a Sakura virou a Estrela na equação do Sol e da Lua.
A segunda season é um bocado estranha, sendo que é mais focado em romance e feelings mas com um bocado de magia n shits. A parte de magia desta nova season é que o Clow Reed reinarnou num miudo chamado Hiiragizawa Eriol, um rapaz vindo dos UK com um simples propósito que só é explicado no final. Inicialmente a Sakura não consegue activar os seus poderes porque não são como eram antes, sendo que a magia antes usada era da magia do Clow e não dela e agora como tem que ser ela a usar a magia dela as coisas mudam, mas o conceito em si não muda demasiado sendo que passa a ser episódico mas agora é transformar as Clow cards em Sakura Cards. Claro que este processo vai fazer com que ela fique mais cansada e consequente o Yue possivelmente desaparecer! porque não tem poder suficiente para aguentar a existência dele. Mas o processo desta season é mesmo transformar as clow cards em Sakura cards mas dentro disto só se resume assim:
Dia Normal -> Algo estranho acontece -> Sakura transforma 1 ou 2 cartas em Sakura cards -> Win.
Praticamente é sempre assim, agora o que difere desta para a anterior é todos os romance subplots começam a flurir, a Sakura finalmente diz o que sente ao Yukito sendo que este responde com "ah tu gostas de mim como se tu gostasses do teu pai", o Touya não quer que o Yukito desapareça logo da-lhe todos os poderes a ele ( falando nisto e não mencionei mas o Touya tem poderes mágicos mas como nunca treinou simplesmente servem para detectar presenças, como ele repara quando a Sakura usa a carta The Mirror para poder ir tratar dos seus assuntos de Card Captor, até temos um ep em que o Touya levou a The Mirror para ir comer fora foi giro e bom da parte dele ) mas é também dito de uma certa forma que parece que existe ali uma relaçãozinha e é bem feita que é giro de se ver. Agora vou mencionar alguém que realmente não foi mencionado o Shaoran Li, não o mencionei tanto porque na primeira season não faz muito mais do que ser um rival e uma coisa ali, mas nesta a mim pessoalmente tem mais importância, sendo que ele passou de rival a um amigo e talvez a pessoa mais próxima que a Sakura tem e que ela nem repara nisso, porque o Shaoran esta completamente apaixonado por ela, mas como a Sakura gosta do Yukito ele tipo chickens out mas nos eps fica-se neste ciclo todo até que no final decide dizer que gosta dela e é insinuado que ela responde com o mesmo mas termina de uma forma que nem sabemos.
Mas estando na reta final eu vou ter que explicar o final desta season, pelos vistos o Clow Reed usou esta reencarnação como forma de por a Sakura a prova, usando formas de a por em perigo para acelerar o processo de transformação de todas as cartas e pelos não só. You see, o Clow Reed decidiu que a Sakura ia ser a sua sucessora antes de esta ter nascido, por alguma razão quis ser fosse assim, deve existir alguma razão que simplesmente diga o porque desta plotline, talvez na manga mas levanta questões interessantes, se o Clow Reed fez isto.. será que a Sakura assim que morrer vai ter que fazer o mesmo? seleccionar alguém que ainda não nasceu para dar continuidade a existência das Cartas? é que se for assim, dá a sensação que a Sakura não é nenhuma heroína mas sim alguém presa num ciclo de um destino do qual ela não teve escolha se não seguir, parece estranho visto desta forma mas é o que dá a entender segundo as regras impostas pela serie. Outra coisa que não mencionei foi o pequeno momento Yaoi entre o Shaoran e o Yukito, isto é simplesmente explicado que o Shaoran estava atraido não pelo Yukito mas sim pelos poderes da Lua, não tentem raciocinar nisto porque não funciona.
Pensamento final
Card Captor Sakura é enjoyable, se a pessoa tiver entre os 10 aos 17 anos e se for rapariga ( não quer dizer que não exista rapazes que gostem disto ) mas nota-se em muita coisa que a audiência preferencial é mesmo raparigas, porque é muito cute, muitas coisas girly e até as openings e endings é mesmo musicas de raparigas, mas por outro lado qualquer pessoa pode dar um gosto nisto mas infelizmente isto é muito brainless porque é feito para crianças logo não esperem grande coisa em termos de plots. Ouvi duzer que Tsubasa Chronicles é no mesmo Multiverse e mais interessante logos ou capaz de lhe dar uma olhada...
Agora tenho que voar até aos astros para a proxima review, see ya!
PS: a Sakura é BR porque diz Hue o tempo todo ( eu sei que é Hoe mas sim... soa Hue a mesma )
Mas bem a historia de Card captor Sakura não é muito difícil de digerir, alias é tão simples que qualquer pessoa pode ver sem grandes problemas porque é muito episódico mas com um bocado de avanço na main plot ( geralmente é mais foreshadowing do que outra coisa qualquer ) e não tem muito mais do que isso, nenhum mind fuck ou cena super complexa do género.. se bem que eu pessoalmente tenho algumas questões que o anime não respondeu mas presumo que sejam respondidas na manga mas também não são questões muito grandes vamos dar inicio a coisa.
A Historia de Card Captor Sakura pode-se resumir como ser controlado pelo destino mas eu volto nisto mais lá para o final. Começa com a nossa heroína, Kinomoto Sakura a fazer as coisas normais da vida dela e a explicar a vida dela que esta no quarto ano ( 10 anos de idade ) que tem um irmão chato mas que gosta dela a mesma ( Kinomoto Toya ), um pai perfeito(Kinomoto Fujikata) , a mãe morreu cedo( Nadeshiko ) e tem um rapaz mais velho que gosta( Tsukishiro Yukito ... e agora estão a pensar exactamente o mesmo que eu, que é praticamente a descrição de um sonho de qualquer rapariga de 10 anos só falta a melhor amiga ( Daidouji Tomoyo ) agora porque é que deixei a melhor amiga para ultimo é simples porque esta personagem é a primeira amostra de homossexualidade porque inicialmente parece ser muito obcecada pela Sakura mas aquilo é amor só que ela decide ficar na friendzone porque acha que a Sakura fica feliz assim como esta e pronto nada a fazer. Anyway não mencionei antes mas ela começou a ter um sonho em que se via com um fato de mahou shoujo em frente a Tokyo Tower, este é o foreshadowing da primeira season que simplesmente dá imagem do que vai acontecer no final desta, só que este sonho se intensifica assim que a historia segue, depois do seu dia de escola chega a casa a começa a ouvir uns barulhos estranhos e quando vai a cave ver é um livro com o nome "The Clow" que pela capa é um livro mágico feito para a Sakura ( eu explico isto mais tarde ) que tem umas cartas, essas cartas têm todas poderes mágicos e até personalidades. Mas bem a Sakura abre o livro e pega na Carta Windy e ao ler activa a magia espalhando todas as cartas por todo o lado.. porque? ninguém sabe ( teoricamente existe uma explicação mas reservo para mais tarde ) e depois de todas as cartas terem sido separadas aparece o Kerberos ( aka Kero ) que esta personagem só é fixe se for visto em JP porque qualquer personagem que fala no dialecto de Osaka é automaticamente fixe ( ele dá a explicação de que o livro esteve em Osaka durante muito tempo logo apanhou o dialecto.. ya explicação muito má mas olha cebolas ) ele diz que o trabalho dele era proteger as cartas. O Kero explica que as clow cards são poderosas e que podem trazer o mundo em Apocalipse se elas não voltarem ao seu sitio... porque ter uma carta que transforma tudo em doces é um problema chato para o mundo!!!! Anyway a Sakura aqui torna-se a card captor que vai coleccionar todas as cartas.
Agora normalmente descreveria todos os eps, mas como são demasiados e muito episódicos vou simplesmente tentar dar uma visão do que acontece a partir de aqui. Neste momento a série entra no ciclo da cena episódica em que todos os eps são historias individuais dentro da continuidade da plot, existem elementos como a entrada do Li Shaoran ( uma criança com poderes mágicos também ) e a introdução da Mizuki Kaho como uma sensei com também poderes mágicos e uma das personagens a aparecer nos sonhos da Sakura assim que é intensificado. Cada ep vai sempre pelo mesmo ciclo:
Dia Normal -> Clow Card appears -> esperam pelo momento certo -> Tomoyo arranja um fatinho novo para a Sakura e ela grava sempre que não leva com algo na fuça -> Seal the Card
É sempre este ciclo com alguns pequenos twists e como disse a Tomoyo é um bocadinho para o #yolo sendo que ela se mete em situações perigosas só para gravar a Sakura nos seus momentos de bravura e cuteness. No decorrer da historia nós vemos as personagens criarem laços mas mas vemos a intenção da Mangaka a meter um bocadinho de Yaoi e Yuri misturados ( se bem que qualquer relação com o Yuki é tudo explicado mais tarde ) mas são subtis o suficiente para não se tornar nojento e parvo mas é romântico. Mas bem depois de coleccionar todas as cartas ( nem todas são mostradas nos eps sendo que na Manga existem menos ) temos um acontecimento especial em que o Kero e o Yukito voltam as suas formas originais e acontece o Juízo final, que é o sonho da Sakura que inicialmente teve, que se trata no seguinte:
O Yue, Guardião da Lua que é um dos guardiões das Clow Cards e criador por Clow Reed ( não mencionei mas o Kerberos é o Guardião do Sol, e existe um grupo de cartas que responde a cada um dos guardiões ), vai testar a Sakura como a próxima mestra e ela consegue passar no teste porque THE POWER OF FRIENDSHIP! ou algo do género e o bastão evolui sendo que a Sakura virou a Estrela na equação do Sol e da Lua.
A segunda season é um bocado estranha, sendo que é mais focado em romance e feelings mas com um bocado de magia n shits. A parte de magia desta nova season é que o Clow Reed reinarnou num miudo chamado Hiiragizawa Eriol, um rapaz vindo dos UK com um simples propósito que só é explicado no final. Inicialmente a Sakura não consegue activar os seus poderes porque não são como eram antes, sendo que a magia antes usada era da magia do Clow e não dela e agora como tem que ser ela a usar a magia dela as coisas mudam, mas o conceito em si não muda demasiado sendo que passa a ser episódico mas agora é transformar as Clow cards em Sakura Cards. Claro que este processo vai fazer com que ela fique mais cansada e consequente o Yue possivelmente desaparecer! porque não tem poder suficiente para aguentar a existência dele. Mas o processo desta season é mesmo transformar as clow cards em Sakura cards mas dentro disto só se resume assim:
Dia Normal -> Algo estranho acontece -> Sakura transforma 1 ou 2 cartas em Sakura cards -> Win.
Praticamente é sempre assim, agora o que difere desta para a anterior é todos os romance subplots começam a flurir, a Sakura finalmente diz o que sente ao Yukito sendo que este responde com "ah tu gostas de mim como se tu gostasses do teu pai", o Touya não quer que o Yukito desapareça logo da-lhe todos os poderes a ele ( falando nisto e não mencionei mas o Touya tem poderes mágicos mas como nunca treinou simplesmente servem para detectar presenças, como ele repara quando a Sakura usa a carta The Mirror para poder ir tratar dos seus assuntos de Card Captor, até temos um ep em que o Touya levou a The Mirror para ir comer fora foi giro e bom da parte dele ) mas é também dito de uma certa forma que parece que existe ali uma relaçãozinha e é bem feita que é giro de se ver. Agora vou mencionar alguém que realmente não foi mencionado o Shaoran Li, não o mencionei tanto porque na primeira season não faz muito mais do que ser um rival e uma coisa ali, mas nesta a mim pessoalmente tem mais importância, sendo que ele passou de rival a um amigo e talvez a pessoa mais próxima que a Sakura tem e que ela nem repara nisso, porque o Shaoran esta completamente apaixonado por ela, mas como a Sakura gosta do Yukito ele tipo chickens out mas nos eps fica-se neste ciclo todo até que no final decide dizer que gosta dela e é insinuado que ela responde com o mesmo mas termina de uma forma que nem sabemos.
Mas estando na reta final eu vou ter que explicar o final desta season, pelos vistos o Clow Reed usou esta reencarnação como forma de por a Sakura a prova, usando formas de a por em perigo para acelerar o processo de transformação de todas as cartas e pelos não só. You see, o Clow Reed decidiu que a Sakura ia ser a sua sucessora antes de esta ter nascido, por alguma razão quis ser fosse assim, deve existir alguma razão que simplesmente diga o porque desta plotline, talvez na manga mas levanta questões interessantes, se o Clow Reed fez isto.. será que a Sakura assim que morrer vai ter que fazer o mesmo? seleccionar alguém que ainda não nasceu para dar continuidade a existência das Cartas? é que se for assim, dá a sensação que a Sakura não é nenhuma heroína mas sim alguém presa num ciclo de um destino do qual ela não teve escolha se não seguir, parece estranho visto desta forma mas é o que dá a entender segundo as regras impostas pela serie. Outra coisa que não mencionei foi o pequeno momento Yaoi entre o Shaoran e o Yukito, isto é simplesmente explicado que o Shaoran estava atraido não pelo Yukito mas sim pelos poderes da Lua, não tentem raciocinar nisto porque não funciona.
Pensamento final
Card Captor Sakura é enjoyable, se a pessoa tiver entre os 10 aos 17 anos e se for rapariga ( não quer dizer que não exista rapazes que gostem disto ) mas nota-se em muita coisa que a audiência preferencial é mesmo raparigas, porque é muito cute, muitas coisas girly e até as openings e endings é mesmo musicas de raparigas, mas por outro lado qualquer pessoa pode dar um gosto nisto mas infelizmente isto é muito brainless porque é feito para crianças logo não esperem grande coisa em termos de plots. Ouvi duzer que Tsubasa Chronicles é no mesmo Multiverse e mais interessante logos ou capaz de lhe dar uma olhada...
Agora tenho que voar até aos astros para a proxima review, see ya!
PS: a Sakura é BR porque diz Hue o tempo todo ( eu sei que é Hoe mas sim... soa Hue a mesma )