Neste ponto acho que não preciso de explicar nada, e para quem ainda não viu Sword Art Online isto vai parecer um monte de spoilers dos quais não vão querer ler. Eu vou manter esta review tão breve como foi a season...pequena demais.
ALO foi a continuação directa de SAO, seguindo a parte em que o nosso herói descobre que a sua querida princesa estava em outro castelo por causa de um amigo que lhe enviou um E-mail com a fotografia dela. Nisto o nosso heroi descobre que ela esta presa em outro jogo que é uma copia do famoso Sword Art online com uma skin diferente de resto joga da mesma maneira com algumas tweaks diferentes. Mas vamos ao The Good, The Mix and The Bad.
The Good - Good things about it
- Setting - ALO tem melhor aspecto que SAO em termos de design e até do sistema do RPG é melhor que o SAO. É um mundo em que tudo é fadas de 9 diferentes espécies, não há levels mais sim as tuas skills aumenta consoante as usam ( segredo: FFII battle system all over it.... se desconhecem joguem o jogo pode ser? ) e a habilidade de voar ( limitada a 10 minutos ), sendo esta ultima a main feature do jogo. Praticamente funciona como SAO sendo que é uma cópia do original SAO mas transformada para ser diferente. Agora todos estes jogadores têmo objectivo de subir ao topo da World Tree para se tornarem nuns Alfs ( piada agora ) que têm o poder de voar sem limites. Soa tudo bem não é? por acaso é.
- Batalhas - Outra vez a serie esmerou-se em trazer boas batalhas mas metade delas não são nada de especial, mas a única que gostei foi a do Kirito vs Salamander General ( não me lembro o nome dele se é que disse ) é que foi boa e interessante, de resto houve aquela batalha do grupo contra os guardiões da World Tree mas de resto foram muito genéricas e aborrecidas só pelo facto do Kirito ser OP outra vez de inicio ao fim. Sendo assim é das poucas coisas que vai fazer o espectador a ver a série até ao final
The Mix - Mixed feelings about it
- Historia - A historia de ALO tem coisas boas mas que infelizmente não foram aproveitadas, mas será que deixou de ser algo bom ou mau? nem por isso, ALO tem uma historia genérica, que simplesmente é o knight in a white horse a salvar a sua princesa mas com fadinhas no meio e pode voar pelo menos mas nada de especial, porque a única coisa que puxa a pessoa a ver até ao final é a parte que queremos ver o Kirito a salvar a Asuna porque de resto nem é assim muito tocado. Mas existe uma coisa que me puxa para o negativo mas sem querer matar a historia, que é o facto do plano do senhor mauzão, que tinha a parte em que podia controlar, alterar memorias de uma pessoa a fazer tudo o que ele quisesse, o que era bom se isso tivesse vindo ao de cima e fosse algo que o Kirito teria de lidar com, ter que matar pessoas que estão controladas pelo mauzão e tal, daria uma parte interessante mas infelizmente caiu no esquecimento e foi posto como motivo para o mauzão... ser mau. O que torna em si a plot linear em que Kirito salva a Asuna e o resto foi ignorando, pena, muita pena mesmo.
The Bad - Bad stuff is bad
- Personagens - Ora bem meus queridos leitores deste blog cujo o objectivo é espalhar a minha opinião sobre as series que faço review tenho a dizer que em tanto anime que vi, ALO tem de facto das piores e mais genéricas personagens existentes, o Kirito ainda se aproveita porque aprendeu coisas dentro de SAO e tem motivos para ser emotivo, para mostrar a emoção que tem, mas agora o resto, jesus, nunca mas nunca vi tanta personagem com potencial e serem postas de lado assim numa forma estupidamente rápida, Diferente de SAO, neste as personagens segundarias fazem ainda muito menos, aparecem 1 ou duas vezes e depois são esquecidas no mar dos plot holes cujo faz delas tão inúteis como ter uma 2D Waifu. Falando nisso, a prima do Kirito agora até que tem um papel interessante... pois seria mais interessante se ela não fosse uma rapariga cujo gosto por rapazes é errado, não vou questionar isso também mas se tens um primo do qual gostas e se lhe vais chamar "Onii-chan" o tempo todo, claramente que tens um probleminha, sem contar que o Kirito gosta de outra e como foi dito no anime ele o ando a ignorar em toda a infância dela. Resumindo este texto todo, as personagens de ALO são menos desenvolvidas, fazendo delas assim muito genérico para um JRPG com pouca/má historia mas é naquela
- O que podia ser mas não foi - ALO podia ser muito mais do que o White Knight saving the princess mas sim podia ser algo mais deep focando-se no projecto do mauzão em que pessoas começavam a perder as memorias, até ao ponto de a Asuna ser controlada por ele e tentar matar o Kirito até na vida real, puxando algo mais interessante tornando as personagens mais úteis tanto no VRMMO como na vida real, ou algo desses géneros, podiam tomar esta caminho porque com o final que teve, tornava-se mais satisfatório e bem recebido.
- Deus Ex Machina Plots + Kirito Ser OP - Não me vou estender muito por este lado porque sinceramente este tipo de coisas é um bocado cliché mas era escusado o Kirito fazer muito em pouco tempo mas isto pode ser devido ao erro que teve quando entrou no mundo, mas mesmo assim é naquela, fazer este tipo de coisas mata o possivel desenvolvimento de uma personagem. Sem contar com a parte final em que ele adquire uma conta de GM e faz o que fez, apesar dessa batalha ter saído anti-climática foi com esse mesmo propósito, destruir o gajo sem lhe dar chances, a parte é boa, mas pronto, foi aquele Deus Ex plot changing a parte de se fazer Log-in dentro do jogo foi um bocado confuso mas deixo isso andar porque tal como o resto da historia é cliché
Revisão Final + Nota
ALO não foi mau de todo, pensei que fosse pior mas afinal até que houve partes que me surpreenderam, apesar de todos os erros que a serie tem desde SAO até ALO até que a serie no seu total é enjoyable mas nada do outro mundo, serve para passar um bom tempo com um típico fairy tale mas com a tecnologia avançada dos dias de hoje.
até lá... see you guys
AFO Sai do templo com: 4.9/10 - enjoyable mas podia ser melhor
SAO completo sai com : 6/10 - A seria na totalidade é worth it se não tiveres mais nada para ver
SAO completo sai com : 6/10 - A seria na totalidade é worth it se não tiveres mais nada para ver
E depois de os nossos heróis descansarem desta grande aventura nós partirmos para outra:
até lá... see you guys